Colunista | Fala Comadre - Ligia Coimbra

Fala Comadre!

E já se passou um mês!! Eu estava com saudade de você , leitora do “Giro Marília”!

Vamos colocar nosso papo em dia? Eu escolhi esse assunto “Como escolher ou avaliar a escola do seu filho” porque, no final desse mês , já começa o período das matrículas para o ano letivo de 2016! E , a hora de pesquisar, pensar e avaliar ... é agora!! Vem Comigo!

Eu não sou especialista em educação, nem tenho formação alguma nessa área, tá? O que a gente vai conversar aqui, é resultado de experiências e vivências pessoais, e também fruto de muita pesquisa ,que fiz,  para me ajudar ,como mãe, a decidir o que fazer!

Então , se você vai escolher a primeira escola do seu filho :

Se o seu filho estuda, ou vai estudar em uma escola pública, a melhor forma de avalia-la é saber a sua nota no Ideb ( índice de desenvolvimento da Educação Básica). Esse índice é uma média entre as aprovações e a nota na Prova Brasil. Os alunos são avaliados no 5° e 9° ano, e o objetivo é estabelecer metas individualizadas, em cada escola, para a melhoria do ensino.

Agora, se você for um privilegiado, que pode colocar seu filho numa escola particular, os fatores que você deve usar para avaliar se aquela é a “melhor escola “ para o seu filho, são um pouco mais amplos.

Em primeiro lugar , eu recomendo que você faça uma visita á escola, para saber se os valores  e a proposta de escola, estão alinhados aos da sua família ! Por exemplo, se a escola é mais tradicional ou mais liberal, se tem um apelo religioso forte, se essa é a mesma religião da sua família, e , até que ponto a escola se compromete em manter uma posição de respeito e neutralidade a opções diferentes...

Informe-se também sobre a linha pedagógica que a escola utiliza, para saber se combina com a personalidade do seu filho, e, com o que você espera da escola. Existem cinco linhas pedagógicas mais conhecidas e algumas variações e combinações  entre elas, mas as principais são:Tradicional, Construtivista, Montessoriana, Pedagogia Waldorf e Democrática . O mais comum, é uma combinação da Tradicional com Construtivista e Montessoriana . Se quiser saber mais detalhadamente, acesse aqui, e leia mais sobre cada linha pedagógica :

Se for uma “escola para a vida inteira “ , daquelas que têm desde o Maternal , até o 3° colegial, procure se informar sobre a nota no ENEM, e , também sobre os resultados dos alunos daquela escola,na aprovação dos vestibulares para as melhores universidades do país, afinal, resultados falam por si ...

Observe também : 

- A área disponível para as crianças brincarem , como espaços gramados, tanques de areia, e parquinhos . Criança precisa brincar, precisa de espaço, de sol, e de terra !
- Segurança – Se a parte estrutural , os móveis e brinquedos das salas de aula, os banheiros, são feitos para as crianças, sem risco á sua saúde ou segurança; Se tem piscina, como ela é cercada e gerenciada; A portaria, COMO e QUEM entra e sai da escola;
-Organização e limpeza: observe o pátio, bebedouros, a cantina, os banheiros ,e as salas de aula.
- Observe se as salas são amplas e arejadas;
- Escute e preste atenção na forma como você é recebido no dia da 1° visita: se precisou agendar um horário, por exemplo, se teve alguma dificuldade para isso...se os pais podem circular dentro da escola, ou se deixam e pegam os filhos no portão ... pode ser um sinal de que a escola é mais ”fechada”, e não dá muita abertura aos pais ;
-Procure se informar bem detalhadamente a respeito de todo o custo financeiro, como matrícula, mensalidade, descontos e bolsas, uniformes, cursos extra curriculares pagos , taxa de material, listas de material, livros que são pedidos, festas  e cerimônias tradicionais na escola, como formaturas, por exemplo. É melhor fazer bem as contas , para não passar nenhum apuro, e de repente, ter que dar um passo para trás, e trocar seu filho de escola, por razões financeiras.
-Como a escola lida coma acessibilidade, com crianças portadoras de necessidade  especiais;
- Se utilizam algum método de ensino de franquias grandes ( Objetivo, Anglo, Positivo, por exemplo), ou se possuem metodologia própria;
-O número de alunos por sala;
- Se têm professoras auxiliares, principalmente nas turmas dos pequenininhos;
-Se têm período integral ( caso você precise), e como funciona ;
-Como lidam com questões disciplinares dentro e fora de sala ;
-Como são feitas as avaliações;-
- Se o seu filho já apresenta algum problema ou necessidade especial, seja direta e objetiva, e pergunte SE a escola está preparada para lidar com o seu filho, e COMO  vai lidar.



Agora, se você quer avaliar a escola que seu filho já estuda, para decidir se continuam por ali, ou, se é necessário mudar :

-Se o seu filho for pequeno, a melhor maneira , que eu vejo, e que eu uso aqui em casa, é SENTIR o que eles trazem da escola. As crianças, muitas vezes falam coisas muito pontuais, e não conseguem responder a perguntas muito objetivas e diretas, numa conversa “formal” . Então, por exemplo, se naquele dia , ela se desentendeu com um, ou alguns amiguinhos, e você perguntar se a escola é legal, muito provavelmente , vai ouvir alguma coisa do tipo :” não, nenhum amiguinho gosta de mim”... ou “não, ninguém quer brincar comigo!” .  

Se naquele dia , seu filhote fez uma arte, e levou uma bronca da professora,  a sua resposta , mais provável, é: “ não gosto da tia ..., ela é muito brava!” ou “ Eu não gosto da escola, lá eu não posso fazer nada!”... Entende ?  Então, a melhor estratégia, se você tem a possibilidade de ir buscar o seu filho na escola, ao chegar lá, observe TUDO o que estiver no seu radar!


Desde a cordialidade do porteiro, até o que você vai vendo pelo pátio ...Observe a sala de aula, enquanto seu filho ainda está lá dentro, observe o rostinho dele, e sinta como ele chega da escola , todos os dias! Descontado o cansaço, que as crianças menores chegam em casa, veja se elas estão felizes, empolgadas , ou tristes, e apagadinhas... Escute as conversinhas , ainda no carro, deixe eles falarem livremente... não faça perguntas muito diretas... você pode até tentar conduzir o assunto, mas , se conseguir ler as entrelinhas, é sempre melhor.

-Se o seu filho for maior, a conversa franca e aberta, é sempre a melhor opção! Sinta também, se a escola supre todas as suas necessidades, tanto pedagógicas, de conteúdo, como sociais e afetivas !  Como é o seu desempenho nas avaliações... como é o seu relacionamento com os colegas e professores . É importante a gente lembrar que o desenvolvimento social é tão importante quanto o intelectual ! E na adolescência então... nem se fale ! Se o seu filho não se dá bem com os colegas,se sente deslocado, ou sofre bullying , por exemplo,ele não terá condições emocionais para aprender nada ! Por melhor que seja a escola, e a sua metodologia.

Outro fator que eu acho importante a gente conversar aqui, é o respeito ás diferenças individuais : eu conheço vários casos de famílias com mais de um filho, em que os filhos estudam em escolas diferentes, por causa das necessidades e características de cada um !Isso, na minha opinião, é um sinal de que , esses pais são atentos ,e sábios... Ponto prá eles !!

Então, uma escola que é ótima para você, pode não ser para a sua comadre, ou para todos os seus filhos!

Eu vou te contar um dado científico, fruto de décadas de pesquisas : A escola só representa 20% , na educação formal ou não, dos seus filhos !!! Adivinha para quem sobra os outros 80%?

É isso mesmo ! Para a família!! Funciona mais ou menos assim : Não adianta a escola ter projetos ambientais bacanas e sustentáveis, se , em casa, ninguém recicla lixo, ou nem liga para o meio ambiente e a natureza... Ou , de nada adianta a escola ser super preparada, aberta e receptiva para aceitar novos formatos familiares, pessoas com necessidades especiais ou diferentes, se, em casa, o discurso é preconceituoso e desrespeitoso !Não adianta a gente querer que nossos filhos tenham o hábito da leitura, se nunca nos viram com um livro na mão !

Entende o tamanho da nossa responsabilidade, comadre?

No meu entendimento, se nós, os pais, queremos um mundo melhor  para os nossos filhos, devemos , primeiro criar e educar  nossos filhos , para eles sim, fazerem a diferença ! Filhos melhores, cidadãos melhores, mundo melhor !! A conta é essa !

E como eu escolhi a escola dos meus filhos?

Usei todas essas informações e critérios que conversamos antes,  e com o seguinte pensamento: eu preciso de uma escola que ensine um bom português, matemática e matérias formais, e que não DEFORME meus filhos...Preciso de uma escola que abra as portas e construa pontes e não muros ! Pontes  entre meu s filhos e a curiosidade ilimitada do pensamento, da descoberta ... pontes, entre meus filhos  e as possibilidades infinitas desse mundo... pontes, entre meus filhos e seus sonhos!   Do resto, minha amiga , cuido eu , meu marido , e a nossa família !

Conta pra mim , como é o seu relacionamento com a escola dos seu filho ? 

Você está satisfeita? No que acha que as escolas poderiam melhorar?

Já passou por alguma situação extrema, com a  escola do seu filho, em que se sentiu perdida, sem saber o que fazer, ou como agir?

Deixa seu comentário ou opinião aqui embaixo ! Isso é super importante para mim!

Adorei nosso papo  ! E espero que você também !

Espero ter conseguido  te ajudar, nem que for um pouquinho!

Essa é a minha missão ! Fazer de você , uma mulher, uma mamãe de alta performance ! Você , na SUA  melhor versão ! 

Não esquece de seguir o nosso Blog :“ Mães Comadres” ! Vou adorar te encontrar por lá !
(Link: http://maescomadres.com.br/)
J
á curtiu a nossa fanpage no Facebook ? Curte lá ! Compartilha o conteúdo com as amigas!
Se inscreve no nosso canal do Youtube ! Toda segunda e quinta tem novidades por lá !

A gente se vê!
Bjos e até! 
 


Giro Marília -Fala Comadre - Ligia Coimbra
Fala Comadre - Ligia Coimbra
Redatora Responsável do Blog Mães Comadres (www.maescomadres.com.br). Mãe de três filhos, empreendedora, curiosa e tagarela! Amo a maternidade e luto para que as mulheres se realizem, se descubram e cresçam através dessa experiência.

Matérias anteriores deste(a) colunista >