Nesta sexta-feira, dia 24, visitantes do Marília Shopping irão receber, através de óculos de realidade virtual, informações a respeito de ações de segurança viária que simulam fatores de risco em que o motorista está sujeito ao volante. Ação, promovida em parceria com a Emdurb Marília, é gratuita e acontece das 10h às 13h.

A experiência ocorre por meio do Rodovírtua, óculos de realidade virtual que permite ao condutor vivenciar a sensação e os perigos de dirigir sob o efeito do álcool ou usando o celular ao volante.

O equipamento, desenvolvido pela Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) e pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), tem como principal objetivo a consciência do usuário sobre a segurança viária, bem como a adoção de condutas apropriadas no trânsito.


Projeto

A ação, que já passou por dezenas de municípios do Estado de São Paulo desde seu lançamento em janeiro, consiste no uso de óculos de realidade virtual “carregados” com vídeos em 360 graus. A tecnologia dos óculos permite ao público uma experiência de imersão em momentos que oferecem grande risco aos usuários nas rodovias.


Ao colocar os óculos de realidade virtual, a pessoa se sente como se estivesse dentro do filme e vivencia a ação como se fizesse parte da cena. A combinação de álcool e direção é o primeiro tema a ser explorado nos vídeos dessa ação interativa e sensorial.