Uma iniciativa de jornalistas que trabalham com esporte lançou um vídeo e uma campanha para que torcedores, atletas, dirigentes e outros profissionais da área respeitem as mulheres que atuam na cobertura, comentários e divulgação de eventos esportivos.

Um vídeo com a participação de diferentes profissionais  de portais, redes de TV e outros veículos já tem quase 310 mil visualizações com uma mensagem: #deixaelatrabalhar.

O vídeo, segundo a campanha, é uma ação “contra o machismo, desrespeito e assédio nos estádios, ambiente de trabalho, redações, rede social e onde quer que aconteçam”. Uma página no Facebook reúne informações e manifestações sobre a campanha.

“É um debate aberto e convidativo para quem quiser participar dessa luta. De uma vez, vamos dia a dia lutar, a todo momento, junt@s! Divulgue!”

A página oferece ainda espaço para as jornalistas que queiram compartilhar histórias. Elas podem enviar seus relatos pelo email [email protected].


São casos como o da repórter Bruna Dealtry, do canal Esporte Interativo, beijada à força por um torcedor, ou de Renata Medeiros, da Rádio Gaúcha, ofendida e agredida por um torcedor do Inter. “Sai daqui, sua puta”, disse o torcedor à jornalista.

Assista abaixo ao vídeo divulgado pela campanha