O curso de Nutrição da Universidade de Marília (Unimar) segue formando profissionais capacitados para as mais diversas áreas do mercado. Importantes ferramentas na preparação dos futuros profissionais, as palestras e os eventos científicos proporcionam a imersão em temas atuais e relevantes da área.

O mês de maio foi bastante agitado e proveitoso para os acadêmicos que participaram de Workshop sobre Nutrição Vegetariana e também apresentaram pesquisas em mais uma edição do Nutriciência. De acordo com a coordenadora do curso de Nutrição, Ma. Mara Silvia Foratto Marconato os eventos foram sucesso entre os estudantes. “Realizado durante o mês em encontros semanais, o Workshop foi incrível para que todos se aprofundassem no tema. Já o Nutriciência contou com o empenho dos acadêmicos que realizaram dezenas de pesquisas”, explica.

Palestrando durante os encontros do Workshop, o nutricionista, egresso da Universidade, Mateus Bem Batista de Oliveira explica que foram cinco encontros, quatro teóricos e um prático. “Fizemos uma verdadeira imersão no tema discutindo as principais questões, sejam éticas, religiosas, de saúde, entre outras, pelas quais as pessoas se tornam vegetarianas. Falamos das diferentes correntes da cultura vegetariana e seus reflexos frente as doenças que mais matam no mundo, mostrando estudos e benefícios dessa cultura”, conta Oliveira.

“Trabalhamos também as adequações alimentares para manter uma dieta nutricionalmente adequada, além do vegetarianismo esporte que é outra grande dúvida que os estudantes possuem, principalmente com relação a esporte de resistência”, acrescenta. Fechando as programações houve aula prática sobre culinária vegetariana aos acadêmicos.

Para Oliveira, é bastante relevante que os futuros profissionais conheçam a fundo o vegetarianismo que já é opção de cerca de 14% da população mundial. “O nutricionista é o profissional que vai orientar seus pacientes e precisa conhecer essa cultura. É uma demanda crescente que devemos somar à formação dos alunos e a Unimar sai na frente em ofertar aos seus”, finaliza.

A noite de apresentação dos trabalhos de pesquisa do Nutriciência também foi empolgante. Os estudantes que apresentaram trabalhos ou participaram como ouvintes lotaram o Anfiteatro do Bloco 11 com o objetivo de fomentar a produção científica. O objetivo do encontro foi disseminar os trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelos alunos que buscam novas informações, revisam literatura e apresentam inovações.

O Nutriciência 2018 contou com dezenas de trabalhos apresentados em formato de pôsteres e também oral. As pesquisas que receberem as maiores notas atribuídas pela banca avaliadora serão classificados como 1°, 2º e 3º colocados e os acadêmicos serão premiados com certificado de Honra ao Mérito expedido pela coordenação do curso de Nutrição e Pró-Reitoria de Graduação.