Um criador de gado de Herculândia (60km de Marília) levou uma multa de R$ 114 mil por acusação de maus-tratos contra 19 cabeças de gado que morreram no pasto.

Uma blitz da Polícia Ambiental com análise das carcaças apontou condições precárias de cuidado como a causa da morte dos animais. A área onde os animais ficam está praticamente sem pastagem, em longos trechos com pouca área coberta de vegetação para alimentação e muitos espaços de terra.

Além dos animais mortos os policiais identificaram muitos animais ainda vivos submetidos às mesmas condições, o que pode provocar novas medidas de fiscalização.

A blitz foi realizada na semana passada por policiais da base da Polícia Ambiental em Tupã. Segundo os policiais, os animais foram submetidos a pastos em condições precárias que não garantiram condições adequadas de subsistência.

O nome do criador e da propriedade não foram divulgados. . O proprietário dos animais foi acusado de maus-tratos e deve responder a inquérito policial por crime ambiental que prevê detenção de três meses a um ano, além de multa.