O segundo dia da operação Gênesis, realizada pela Polícia Ambiental em toda a região de Marília, flagrou diferentes instalações de carvoarias irregulares e aplicou multas altas aos operadores dos serviços

Em Assis, a polícia flagrou funcionamento irregular em duas carvoarias. Na primeira,  27 fornos operavam sem a licença do órgão ambiental desde 2015. A empresa apresentou um protocolo com pedido de renovação da licença junto a Cetesb, mas os policiais verificaram que o documento estava fora do prazo legal

Foram localizados aproximadamente 900 sacos de carvão de 3 kg, 900 sacos de 5 kg e 50 sacos de 15 kg, bem como toda a quantidade de carvão existente, totalizando aproximadamente 8.900 kg de carvão. A carvoaria recebeu uma multa de R$ 10.600,00.


Na segunda empresa os policiais encontraram 237 kg de carvão vegetal oriundo de madeira exótica, já embalados, gerando o auto de infração ambiental Com base no artigo 48 da SMA de 48/2014 "Por ter em depósito carvão  de origem vegetal, sem licença valida para o  armazenamento". O material foi apreendido e deixado com o infrator. Foi realizado contato com a Cetesb de Assis, o que gerou uma denúncia de irregularidade.

Em Rinópolis os policiais encontraram 65 fornos com licença de operação e 25  fornos irregulares com sinais de de uso constante. A carvoaria apresentou licença de instalação da ampliação mas sem a licença de operação dos novos fornos, o que proibe a utilização.

“Diante dos fatos ficou comprovado, o crime contra o meio ambiente de fazer funcionar serviço potencialmente poluidor, em desacordo com a Licença do órgão ambiental competente”, divulgou a Polícia Ambiental.  Ainda não há informações sobre punições.