Uma morte precoce por causa de um infarto tirou da comunidade científica brasileira e dos projetos populares um dos maiores pesquisadores sobre impactos e gestão do programa Bolsa Família. Fernando Antonio da Silva, 26, faleceu no início da semana no Ceará.

Doutor em Geografia, Fernando completaria 27 anos no dia 31 de março. Estava em Sobral, em um estágio de pós-doutorado na Universidade Estadual Vale do Aracaú (UVA), quando se sentiu mal no domingo, 4, e morreu em uma pousada. Ele teve um infarto.


Apesar da atuação e carreira no nordeste, onde nasceu, cursou mestrado e doutorado em Geografia pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Em seu trabalho buscou entender o funcionamento do programa Bolsa Família na região canavieira de Alagoas Em 5 de janeiro, escreveu em sua conta pessoal no Facebook sua preocupação com os cortes federais no Bolsa Família.

“Em minha opinião, uma das questões mais sérias em relação ao Bolsa Família é a maneira como as técnicas mais modernas do período vêm sendo usadas para dificultar a transformação desse Programa em um direito. No governo golpista de Temer, a instabilidade que isso causa na vida das beneficiárias é muito preocupante”, explicou.

Atuava em pesquisas sobre pobreza, cidadania, circuitos da economia urbana, políticas de transferência de renda, urbanização e globalização e regionalização. A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), campus União dos Palmares, decretou luto oficial de 3 dias pela morte do pesquisador.