Um casal de jornalistas e empresários, uma filha, dois cães e muita bagagem. Começa assim a jornada da Família Ribeiro, que após anos de investimentos em São Paulo decidiu lançar uma aventura e foi morar em Portugal e criou um site para mostrar a jornada, divulgar orientações e dicas de viagem e mudança.

Ricardo Ribeiro, jornalista nascido em Marília, a esposa Cláudia David, de Inúbia Paulista mas que fez carreira na cidade, a filha Maria Eduarda e os dois Pets, iniciaram o planejamento para a mudança há dois anos.

Dirigentes da Vipcomm, uma agência de comunicação criada em 2000 em São Paulo com forte atuação em mídias virtuais, decidiram usar a internet para mostrar o passo a passo e ajudar quem pensa em seguir o caminho.


Jornalista Cláudia David Ribeiro no embarque, jornada para Portugal ao vivo na internet - Reprodução

Criaram o site Portugalonline com dicas que vão  da documentação ao planejamento da viagem, cuidados com moradia, educação para filhos, atenção com os pets e até sugestões de gastronomia.

Nesta terça-feira postaram já em Lisboa informações e vídeos com as primeiras impressões após a viagem. Nas redes sociais, também mostraram em vídeo como foi a partida.

“A jornada é longa, cheia de armadilhas, e vamos compartilhar nossas experiências, positivas e negativas”, divulgaram os jornalistas na página.

A organização, segundo eles, deve começar com pelo menos um ano de antecedência. A primeira dica: criar um cronograma e orientação para todas as medidas. Uma delas é ‘desapegar’ do que não pode ser levado.

Blog inclui dicas para vida prática em Portugal, como educação dos filhos - Reprodução

“Tem coisas que fazem parte da sua história que você consegue levar e outras não. A gente optou por doar algumas coisas, outras  você pode montar um bazar”, explica Cláudia David, que antes de dirigir a própria agência foi repórter e apresentadora em grandes redes, como a TV Globo e Cultura.

“Em um processo de mudança como o nosso é importante poder contar com ajuda de profissionais que possam dar consultoria para vários procedimentos. Alguns você pode fazer sozinho, outros eu sugiro que você contrate profissionais. Tivemos assessoria para tirar visto de moradia e em Portugal vamos contar com consultoria”, disse Ricardo.

A página também abre espaço para sugestões e interação, como histórias de quem foi de navio, a busca pelo imóvel em Portugal, legalização da condição como novo morador e outros.