O espetáculo “Duas Lágrimas para Kazuo Ohno” será apresentado no Teatro do Sesi Marília, neste sábado (18/8), às 20h. Dirigido e interpretado por João Moraes, a produção é uma homenagem a Kazuo Ohno, grande mestre da dança butô. A entrada é franca e os convites devem ser retirados com uma hora de antecedência, na secretaria única do Sesi, av. João Ramalho, 1.306.

João Moraes diz que a figura da morte permeia o espetáculo que através do gestual, do corpo em cena, trata de temas como nascimento, morte, sexualidade, inconsciente e grotesto.

A produção começa com uma exposição fotográfica no saguão do Teatro – uma primeira imersão com 15 retratos de trabalhos de Kazuo Ohno; na sequência o público entra no Teatro onde um vídeo documentário, com o ator dançando dentro da mata da fazenda Cascata, situa o público sobre o conteúdo do espetáculo – nele João Moraes também narra poemas autorais, de Manoel de Barros e uma citação a Mario Quintana  e, na sequencia, a dramatização em si.

As pessoas tem ídolos e Kazuo Ohno passou a ser referência para João Moraes no ano 2000 quando se apresentou na Bienal da Dança de Uberlândia e uma crítica na Gazeta Mercantil de Minas citava que seu trabalho tinha algo de Kazuo Ohno. Ai começaram as imersões sobre a estética da dança butô.

Só em 2010, com a morte de Kazuo Ohno, João Moraes concretizou a ideia de homenagear o mestre da dança Butô, quando produziu o vídeo com Allan Ferreira, do Studio Mister Feeling. O projeto ficou engavetado e agora resurge para palcos alternativos com produção da Giros Cia de Dança, dramaturgia e concepção coreográfica do próprio ator/dançarino. 

“A dança butô vai muito do entendimento, da vivência. Não sei se estou contando, espero que me digam. A filosofia foca a natureza e a proposta é contar algo com o corpo em cena. Fiz uma leitura muito própria do que é a dança butô”, explica o dramaturgo lembrando que ao público fica a livre interpretação.

A peça com mescla de dança e teatro, integra o projeto Território Sesi-SP de Arte e Cultura.