O Projeto Guri, que oferece cursos gratuitos em formação musical e de canto, abriu inscrições nesta segunda-feira com longas filas desde as primeiras horas da manhã em Marília. Apresentado como maior programa sociocultural brasileiro, o projeto oferece em todo o Estado 9.246 vagas para cursos gratuitos de instrumentos musicais, canto coral e iniciação musical. Na região de Marília são 672 vagas. O prazo de matrículas vai até 29 de junho.

O projeto é uma iniciativa da Secretaria Estadual da Cultura e atua em pelo menos 280 polos de ensino no interior e litoral do Estado. Atende cerca de 50 mil alunos por ano e além de Marília possui centros de educação musical nas regiões de Araçatuba, Itapeva, Jundiaí, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Ribeirão Preto, São Carlos, São Paulo e Sorocaba.


Para realizar a matrícula é necessário ter entre 6 e 18 anos e comparecer diretamente ao polo em que deseja estudar, acompanhado pelo responsável, com os seguintes documentos:

- Certidão de Nascimento ou RG do aluno (original e cópia):
Comprovante de matrícula escolar e/ou declaração de frequência escolar;
RG do responsável (original e cópia);
- Apresentação do comprovante de endereço para consulta.

Não é preciso ter conhecimento prévio de música, nem possuir instrumento ou realizar testes seletivos. O início das aulas ocorre de acordo com a data de matrícula de cada aluno. O polo de Marília funciona na Rua Paes Leme, 643, telefone (
14) 3422-4123, com aulas de 2ª a 6ª - 8h às 11h e 13h30 às 18h30.

Na regional de Marília o Projeto Guri envolve as cidades de Álvaro de Carvalho, Arco-Íris, Assis, Bastos, Bauru, Campos Novos Paulista, Cândido Mota,  Echaporã, Herculândia, Ibirarema, Legião Mirim de Piratininga, Lins, Maracaí, Ocauçu, Oriente, Ourinhos, Palmital, Parapuã, Promissão, Quatá, Marília, Ribeirão do Sul, Rinópolis, Sabino, Salto Grande, Santa Cruz do Rio Pardo, Tupã e Vera Cruz.