Duas professoras da rede municipal de Ensino de Marília – Luciane Cristina Panes dos Santos e Maria Rita de Cássia Cintra – estão entre os cem educadores selecionados para compor o Time de Autores da revista Nova Escola.

O processo envolveu quase 5.000 inscritos. O grupo vai elaborar os planos de aula de Língua Portuguesa para o 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.

O processo seletivo, desenvolvido pela revista Nova Escola, contou com várias etapas, sendo analisados o currículo dos profissionais inscritos, os conhecimentos teóricos, o estudo de casos pedagógicos e a elaboração de um plano de aula.

Com a escolha, as marilienses já estão participando de um calendário de leituras, formações e atividades online, sendo que de 19 a 22 de julho irão a um grande evento, chamado Virada de Autores, que será realizado no Vale Suíço Resort, em Itapeva, no estado de Minas Gerais, juntamente com os demais 98 selecionados do país, com os custos pagos pela Nova Escola.

Os 100 selecionados no processo seletivo terão que desenvolver entre julho e dezembro de 2018 até 15 planos de aulas, que serão avaliados pela equipe da Nova Escola e, se aprovados, ficarão disponibilizados no site da revista (www.novaescola.org.br).

As professoras se mostraram muito satisfeitas em estarem na lista dos 100 educadores selecionados. “Foi uma surpresa muito positiva, já que eram cerca de 5 mil inscritos, incluindo professores das escolas públicas e também particulares. Ficamos extremamente satisfeitas e, com os planos de aulas que iremos produzir, poderemos colaborar com a qualidade da educação pública de todo o Brasil”, disse Luciane Cristina Panes dos Santos, que é assistente técnica de Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) da Secretaria Municipal da Educação.

Já Maria Rita de Cássia Cintra, professora coordenadora da Emef “Prof. Antônio Ribeiro”, que fica na zona sul de Marília, afirmou que o fato de ambas acreditarem numa escola pública de qualidade motivou-as a fazer a inscrição. “Estamos muito felizes em estar entre os 100 selecionados, pois acreditamos na qualidade da escola pública e também porque a gente já trabalha com a formação de professores.”