Uma reportagem do jornal O Estado de S.Paulo a partir de Sorocaba, assinada pelo correspondente José Maria Tomazela, divulga informações e descobertas do pesquisador William Nava, do Museu de Paleontologia de Marília, como base para um texto que resgata o “Parque Paulista dos Dinossauros”.

A reportagem do Estadão inclui um mapa e informações sobre diferentes espécies que mostram as descobertas em Marília e outras cidades do centro-oeste. “Nava se dedica há algumas semanas a montar um quebra-cabeças: reconstruir o osso da perna dianteira de um titanossauro fraturado em vários pedaços”, destaca a reportagem.

Trata-se de uma peça descoberta na região de Presidente Prudente. É o segundo esqueleto parcial desse mesmo animal encontrado na região. Nava coordena um trabalho que, depois de Marília, localiza em Prudente coletados dentes de terópodes (dinossauros carnívoros) e outros animais, além de um crânio de um crocodilo da família dos peirossaurídeos, com registros fósseis anteriores nessa região.

O pesquisador já havia localizado fósseis de um titanossauro às margens da Rodovia SP-333, a 26 quilômetros de Marília. O texto destaca a formação de Nava em História e sua dedicação a pesquisas por décadas, incluindo a descoberta de um pequeno crocodilo até então desconhecido pela comunidade científica, batizado de Mariliasuchus amarali.

Nava imagina que havia na região um rio primitivo, de tempos em tempos exposto a fases de extrema aridez e em volta dele ficaram animais abatidos por outros dinossauros ou mortos por qualquer motivo. “Apenas na região de Marília já pude identificar restos de mais de dez titanossauros, entre ossos quase inteiros e semiarticulados, ou fragmentados e isolados, mas que provam que esses antigos gigantes vagavam por aqui”, diz Nava ao Estadão.

Clique Aqui para acessar a íntegra da reportagem do Estadão e o gráfico produzido por Felipe Alves Elias sobre as descobertas



Últimas Notícias