A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, oficializou nesta sexta-feira (15) a implantação do Programa GPS Rural que vai cadastrar todas as propriedades rurais da cidade com refletivas e o georreferenciamento para facilutar localização e acesso, especialmente de órgãos de segurança, agilizando os atendimentos de emergência.

O mapeamento vai auxiliar na identificação dos pontos do transporte escolar e nas condições das estradas, com maior facilidade para intervenções de manutenção preventivas e corretiva

Para a implantação, foram adquiridos nove aparelhos de GPS Rural que serão distribuídos para a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, um para o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e um para a Central de Ambulância.

A empresa responsável pelo gerenciamento do projeto e levantamento de dados é a Coesma (Comércio e Serviços para o Trânsito e Meio Ambiente), sendo que nesta etapa já há 375 propriedades rurais cadastradas.

O secretário Odracyr Capponi disse que outras propriedades rurais do município ainda podem se cadastrar. “As demais que tiverem o interesse basta procurar as subprefeituras ou a própria secretaria. Com isso, vamos agilizar a chegada da Polícia, Samu, Bombeiros ou ambulância para atendimentos de urgência e emergência.”

O prefeito Daniel Alonso afirmou que o setor rural é de grande importância para a geração de recursos para o município. “Em 2018 serão adquiridas mais máquinas para que tenhamos condições de cuidar melhor das estradas rurais e só tenho que agradecer a todos que viabilizaram a implantação desse projeto.”

O presidente da Câmara, Wilson Damasceno, lembrou que o projeto já era aguardado há tempos pela população da zona rural. “Trata-se de um projeto importante, já que trará mais saúde e segurança para os moradores da zona rural. Parabenizo a Prefeitura por mais este projeto que era esperado há um bom tempo e a Câmara está à disposição para dar a sua contribuição.”