Faleceu neste sábado em Paraguaçu de Minas o professor e símbolo do escotismo Jean Paul Lebau, o Minhão, 92 anos,  que por quase 50 anos comandou os escoteiros de Marília e foi professor no Colégio Cristo Rei.

Jean Paul Lebau nasceu dia 6 de fevereiro de 1925, na cidade de Montreal, no Canadá. Em 1938 iniciou atividades como escoteiro. Chegou ao Brasil em 1958 com atuação do grupo de educadores ligados à congregação do Sagrado Coração de Jesus. Recebeu no país o nome de Irmão Hermínio, que levou ao apelido Minhão.

Dois anos antes, a Congregação, responsável pela implantação do Colégio Cristo Rei em Marília, trouxe também o primeiro grupo de escoteiros. Em 1962 Minhão assumiu o comando do grupo e passou a atuar como educador no Colégio.

Comandou o trabalho até 2001, mas mesmo depois disso não perdeu o contato, a relevância e importância para escoteiros e a comunidade.



Além do trabalho, foi professor de química, desenho e informática. Atuou ainda como dirigente do colégio a partir de 1975.


Em fevereiro deste ano um grande acampamento celebrou o aniversário do educador, que já estava fora da cidade para viver em um juvenato mantido pela congregação em Paraguaçu, em Minas Gerais.

Adequou-se bem à mudança, mas a idade avançada passou a limitar sua mobilidade e interação. Nos últimos meses passou a perder memória recente e resgatar com mais intensidade lembranças de seu início de vida profissional e relacionamentos pessoais criados com o grupo.

Minhão será sepultado em Paraguaçu de Minas às 15h deste domingo.



Últimas Notícias