A crise de abastecimento de combustíveis provocada pela greve de caminhoneiros em todo o país agravou na manhã desta quinta-feira a preocupação iniciada na noite de ontem (23) com filas de motoristas em bombas de toda a cidade.

Diversos postos de combustíveis amanheceram com grandes filas na cidade. O Sindicato dos Postos divulgou às 10h que não há previsão de normalização e entrega e indicou que a situação caminha para piorar antes de surgirem soluções.

“As bases em Bauru, as grandes companhias, estão sem combustível, não está chegando nas bases”, disse Gustavo César da Silva, diretor regional do Sindicato dos Postos em Marília

A Prefeitura divulgou nota em que informa abastecimento de ambulâncias e viaturas do Samu com capacidade para atendimento nesta quinta. Pediu que a população evite e combata trotes e uso desnecessário.

A cidade registrou também alguns casos de abusos em preços. O Procon divulgou em nota enviada ao Giro Marília que o Código de Defesa do Consumidor estabelece limites mesmo nos casos em que os preços são liberados, mas diz que só pode agir após denúncias de consumidores.

Segundo o Sindicato dos Postos, quem conseguiu combustível já recebeu com alguns reajustes e pode ter repassado. Ainda assim, a entidade considera um erro aplicar aumentos abusivos. “Quem fizer isso só cria problema, pode queimar sua empresa junto aos consumidores”, disse o dirigente.

Veja abaixo a íntegra das informações da prefeitura e Procon

"A Prefeitura de Marília, preocupada com a greve dos caminhoneiros e o desabastecimento de combustíveis, informa, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, que as unidades do Samu encontram-se abastecidas e rodando normalmente. Os veículos do Samu não precisaram ficar em filas, pois foram priorizados nos postos conveniados ao município.

Em relação à Central de Ambulâncias, a orientação aos motoristas também foi para abastecimento com tanque cheio na manhã desta quinta-feira (24) e assim garantindo a circulação na data de hoje.

A secretaria da Saúde busca negociar com lideranças do setor de combustíveis alternativas e priorização dos veículos de emergência, caso a situação persista. A Prefeitura solicita ainda para que população dê prioridade para que estes veículos que trabalham com urgência e emergência possam ser abastecidos.

Já com relação à fiscalização do Procon, o órgão está acompanhando o caso da evolução de preços dos combustíveis em Marília nos 63 postos na cidade. O Procon sabe da existência do problema e na semana passada organizou uma reunião com representantes dos postos de combustíveis, com o objetivo de organizar o setor e evitar a incidência de mais problemas.

O órgão informa ainda que a precificação no país é livre, mas há um dispositivo no Código do Consumidor no que diz respeito ao aumento injustificado de preço. Para isso, porém, é necessário fazer a denúncia para que o Procon possa formalizar e encaminhar à diretoria de Fiscalização do órgão em São Paulo, que possui uma equipe técnica especializada para atender este tipo de demanda. A fiscalização é feita com o auxílio do Procon estadual.

Diretoria de Divulgação e Comunicação
Prefeitura Municipal de Marília
"



Últimas Notícias