A empresa Rumo Logística, que detém a concessão de exploração de ferrovias no Estado de São Paulo anunciou que já tem todos os estudos de engenharia para obras e investimentos para revitalizaçã0o do ramal de carga por trens entre Bauru e Panorama, passando por Marília.

Segundo a empresa, um desafio é a integração com as áreas urbanas das cidades por onde o trem vai passar. UM encontro nesta sexta-feira, no bloco de Direito da Unimar, vai apresentar os estudos e a proposta de retomada dos trens na cidade

“A via férrea federal tem que estar em harmonia com o sistema viário municipal e isso será buscado em reuniões que serão realizadas com as prefeituras. Importante também a parceria municipal para evitar invasões da faixa de domínio que comprometem a segurança ferroviária e coloca os invasores em área de risco”, diz a empresa em nota oficial enviada ao Giro Marília.


Entre os números, a Rumo deve apresentar projeção sobre potencial de carga a ser transportado na região.  A empresa anunciou ainda que está aberta a projetos de compartilhamento párea uso da ferrovia em sistemas de transporte de passageiros ou mesmo de atividades turísticas.

“A Rumo detém concessão de transporte ferroviário de cargas. Contudo, havendo projeto de compartilhamento da linha para transporte de passageiros (turístico ou regular), a Rumo não vê a priori incompatibilidade. “

A nota oficial informa que a empresa mantém uma “robusta estrutura de manutenção” das linhas férreas concedidas e mantém fiscalização da faixa de domínio em todo o Estado.

A Rumo enfrenta três principais desafios para iniciar os investimentos, o que inclui medidas de médio e longo prazo: a renovação da concessão federal, com prorrogação do período, sem previsão de anúncio; a participação das prefeituras com as adequações urbanas e eventuais investimentos de suporte e a participação dos empresários com a troca da rodovia pela ferrovia.

O ex-prefeito Vinícius Camarinha, que acompanhou a apresentação de parte dos estudos durante encontro com o vice-governador Márcio França, que acumula função de secretário de Desenvolvimento do Estado, disse que a partir da prorrogação da concessão a empresa pode levar até três anos em investimento para toda a estrutura.

“A revitalização envolve obras também. Em Marília nosso objetivo é discutir investimentos que tirem a ferrovia do centro da cidade. Isso pode ser feito com rebaixamento dos trilhos ou com o anel ferroviário no contorno da cidade”, disse Vinícius.

Segundo Vinícius, o vice-governador deve participar do encontro em Marília, convocado pelo Ministério Público federal para discutir as implicações e propostas da empresa.

 



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