Marcos Moraes, diretor da Dunas Race, apresenta roteiro do Rally - Marcelo Machado de Melo/Vipcomm

O Rally dos Sertões, a maior prova off-road do país, completa 25 anos em 2017 e ganha inovações, inclusive no roteiro. Terá largada em Goiânia (GO) e passará pelas cidades de Goianésia (GO), Santa Terezinha de Goiás (GO), Aruanã (GO), Barra do Garças (MT), Coxim (MS), Aquidauana (MS) e chegará a Bonito (MS).

A prova terá 2.793 quilômetros (1.822 quilômetros de trechos cronometrados), com início no dia 19 de agosto e término em 26 de agosto.

"Será um Rally dos Sertões inesquecível. Estamos desenvolvendo um roteiro que irá desafiar os pilotos do início ao fim da disputa. Além disso, o trajeto será de rara beleza, pois a chegada pela primeira vez vai ser  em Bonito (MS), em uma das regiões mais incríveis do país", afirmou Marcos Moraes, diretor-geral da Dunas Race, organizadora do Rally dos Sertões.

A apresentação empolgou pilotos e navegadores. A partir da divulgação das cidades eles já começaram a imaginar como serão as trilhas que irão percorrer e as estratégias para encarar a competição. Carros, motos, quadriciclos e UTVs participam da competição.

"O Sertões é uma prova única, que faz parte da minha história no rali e que eu tenho uma ligação muito forte. Sei que a Dunas está preparando um grande evento para a edição de 25 anos. Eu estou muito motivado e espero chegar ao sétimo título", afirma Jean Azevedo (Honda Racing), o maior ganhador na categoria motos, com seis conquistas.

"Este ano eu vou atingir a maioridade no Rally dos Sertões, pois será o 21º que eu disputo. Assim, acho que estou preparado para fazer uma boa prova, pois juízo já tenho bastante. É a melhor prova do Campeonato Brasileiro e uma das maiores do mundo. A satisfação de participar é muito grande e não importa em que posição você termina o Rally dos Sertões. O importante é participar bem", afirma Reinaldo Varella, que possui dois títulos de campeão geral nos carros (2010 e 2015).


"Para mim, o Rally dos Sertões é uma mudança de foco. Uma espécie de férias, quando deixo de pensar em negócios para me dedicar a uma atividade que me dá muito prazer. Tenho certeza que esta edição de 25 anos será ainda mais fantástica", diz Leandro Torres, da Torres Racing, campeão do Rally Dakar na categoria UTV.


Turismo

"Após o anúncio das cidades por onde passará o Rally dos Sertões, iniciaremos contatos e visitas para preparar a cadeia produtiva do Turismo que será altamente impactada nessas cidades", afirma Matheus Dalzacker, superintende de Turismo do Governo do Mato Grosso do Sul.

Também participaram do evento Odilson Arruda Soares, prefeito de Bonito (MS); Odilon Ribeiro, prefeito de Aquidauana (MS), e Aluízio São José, prefeito de Coxim (MS).

O estado de Goiás foi representado por Carlos Ronay, diretor de Gestão e Planejamento da Agetop (Agência Goiana de Transportes e Obras).

Ação Social

Além da competição, o Rally dos Sertões mais uma vez terá espaço para a solidariedade. O S.A.S Brasil (Saúde e Alegria nos Sertões) novamente será parceiro da Dunas Race e irá realizar uma série de atividades ao longo da trilha.

O S.A.S. Brasil desenvolve ações de saúde, com atendimentos médicos e oftalmológicos, atividades artísticas e de entretenimento.

Stella

Nesta edição, além do roteiro inédito, outra novidade será o uso do Stella, um sistema de segurança que é eficaz e muito vantajoso para os competidores, principalmente em termos de custo. O dispositivo monitora os veículos via satélite e avisa quando outro se aproxima.