O carnaval é um período propício para quem quer cair na folia e se divertir entre amigos e família. Mas, antes de vestir a fantasia e sair por aí para curtir a festa, é preciso tomar alguns cuidados essenciais para a saúde do corpo e, assim, aproveitar bem os dias de folga.

De acordo com Alessandra Berlanga, docente da área de saúde e bem-estar do Senac Marília, os riscos mais comuns e que merecem atenção especial das pessoas são as dores musculares e a diminuição da mobilidade. “Nesses casos, a orientação é procurar um médico especialista para investigar as possíveis causas”.

Para ajudar quem está ansioso pelo carnaval, a docente dá cinco dicas, inclusive de massagens, que podem ajudar o folião a voltar bem-disposto:

1 - Hidrate-se!
Primeiro, é importante respeitar os limites do corpo. A perda de água é resultado do calor e da atividade física. Por isso, beba, pelo menos, dois litros de água por dia e consuma frutas que contêm água na composição. E claro, evitar o excesso de bebidas alcoólicas e alimentar-se bem. Outra orientação é usar roupas leves e sapatos adequados.

2 - Não esqueça de descansar
Como durante a festa, o folião exige muito da musculatura, possivelmente bem mais do que o seu corpo está acostumado, é possível que ele tenha câimbra, dores musculares e cansaço. Por isso, descanse em períodos de 20 a 30 minutos durante a folia. Esses cuidados previnem lesões musculares e o prejuízo à saúde.

3 - Pernas para cima e massagem
Caso seja um folião que já “pulou” bastante nos dias de carnaval, as recomendações são: escalda pés, com ervas naturais (camomila, lavanda, alecrim) e a massagem de reflexologia. Ambas favorecem o relaxamento, acalmando a mente e o corpo. Outra recomendação é o descanso prolongado, com elevação das pernas para cima, por pelo menos meia hora, a fim de diminuir a dor, o cansaço e a fadiga, e melhorar a circulação sanguínea.

 4 - Reestabeleça a energia e a saúde do corpo
Para aquelas pessoas que apresentam inchaço nos membros inferiores ou retenção de líquido durante e depois da folia, a massagem de relaxamento e drenagem linfática são as mais indicadas.

5 - Aproveite os benefícios
A massagem proporciona uma série de benefícios quando feita corretamente, como o relaxamento, a ativação da circulação sanguínea, redução de edemas e a melhora do sistema imunológico, metabolismo e sono, além de regular o humor, diminuindo, assim, a ansiedade e aliviando dores musculares. “Por isso, fazê-la regularmente é tão importante para a saúde e bem-estar do corpo”, reforça a docente do Senac Marília.