No dia 18 de maio é comemorado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial e o curso de Psicologia da Universidade de Marília (Unimar) segue desenvolvendo atividades para fomentar a data em luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental.

A noite da última sexta-feira foi marcada por diversas ações em alusão ao Dia Nacional. A atividade teve início com exposição de cartazes no hall do Bloco 9 da Universidade, em seguida, houve mesa redonda com a visão de profissionais como o psicólogo e pesquisador do LAPSO-IPUSP, Allan Safiotti e o procurador da república, Dr. Jefferson Aparecido Dias. Fechando a noite, os acadêmicos do curso promoveram um sarau cultural.

De acordo com a docente coordenadora do curso de Psicologia da Unimar, Ma. Ana Lúcia Santos Lopes é importante que os futuros psicólogos discutam o tema. “Dentro desta luta está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, ideia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental. Nós devemos nos preocupar com essa situação e apontar as realidades buscando sempre aumentar a qualidade de vida dos indivíduos”, explica.

Para ela, a tradicional Luta Antimanicomial é uma forte marca do curso que forma profissionais cada vez mais conscientes. “Foi uma noite marcante e de suma importância para a formação dos acadêmicos”, conta.


Últimas Notícias