Marília terá durante todo este mês de janeiro uma série de palestras e atividades públicas para convidar a população a refletir sobre saúde mental e conhecer mais sobre atendimento, desafios dos serviços e saúde pública.

Batizada como Campanha Janeiro Branco a ação traz para a cidade uma iniciativa criada em Minas Gerais para sensibilizar mais pessoas, mudar e salvar vidas. É um trabalho de Psicoeducação.


A campanha envolve psicólogos, profissionais da saúde, mídia, estudantes e cidadãos em um esforço espontâneo, horizontal, solidário e coletivo em prol da conscientização das pessoas a respeito dos cuidados que todos devem ter com a Saúde Mental.

A cor foi escolhida por simbolizar a “tela em branco”, reinício. O branco também representa a somatória de todas as cores ou, simbolicamente, a somatória de todas as pessoas, projetos, experiências, credos, sexualidades, estilos de vida.

A marca oficial do Janeiro Branco em todas as cidades onde acontece são palestras-relâmpago que ocorrem em espaços públicos e privados. Psicólogos falam sobre emoções, relacionamentos ou importância de avaliarmos as condições mentais a que os nossos trabalhos nos levam. Tudo de forma didática e participativa.

Em Marília a campanha terá ainda divulgação de temas e informações pelo blog do curso de psicologia da Unimar, camisetas da ação e outros eventos. Acesse o blog para acompanhar as informações. 

A
 psicóloga Gisele Vieira de Mello, que trouxe a campanha para a cidade, disse que por ser o primeiro ano a campanha começou com um pequeno grupo de profissionais, mas que a expectativa é de aumento tanto na participação quanto no envolvimento da comunidade com o projeto.

Para saber mais sobre a campanha em nível nacional acesse a página do janeiro branco na internet.



Últimas Notícias