Um projeto de estudo desenvolvido por uma estudante de Tecnologia de Alimentos na Fatec de Marília virou uma grande campanha de saúde que nesta terça-feira chuvoso cadastrou dezenas de doadores de medula óssea na faculdade e na Etec de Marília.

O projeto da aluna Aletéia Vernaschi foi criado com a concepção de que além de uma faculdade de alto nível a Fatec deve buscar envolvimento, “ser um organismo vivo na comunidade”.

Com apoio de professores, desenvolveu o projeto, mobilizou diversos cursos, fez contato com o hemocentro e levou uma equipe para fazer o cadastro de doadores, um processo rápido que precisa da coleta de 5ml de sangue do doador, coletados na hora.

Alunos, professores, dirigentes e equipe administrativa aderiram à proposta. “A campanha incentivou, tirou dúvidas, atingiu alunos da Etec com mais de 18 anos e da Fatec, onde quase todos têm mais de 18. E Nós vimos aqui alunos que tinham medo até da coleta de 5ml, venceram o medo pela ideia de ajudar alguém”, disse Aletéia.

O coordenador do curso de Tecnologia de Alimentos, Leandro Repetti, disse que é fundamental envolver os alunos com projetos que vão além do currículo e formação profissional. “O envolvimento, o jeito como os alunos levantaram a ideia, fizeram a proposta, a instituição encampou e já é uma atuação dentro de nossa linha, nosso trote solidário já faz tradicionalmente incentivo à doação de sangue.”

Além de tecnologia em alimentos, a Fatec oferece curso de Gestão de empresas em modelo de ensino à distância. “Eu já era doadora de sangue, mas havia muita desinformação sobre doação de medula. Essa campanha esclareceu, trouxe informação. E a coleta aqui facilitou muito”, disse Érica Roberta Miguel, aluna do segundo termo.

Andressa de Medeiros da Silva, 26, assistente administrativa, também já era doadora de sangue e aproveitou a campanha. “Trouxe uma comodidade e aí não tem mais desculpa para não fazer o cadastro. Eu já doo sangue regularmente e já queria ser doadora de medula”, explica.

VESTIBULAR

A Fatec de Marília inicia em novembro as inscrições para vestibulares. Pública, a faculdade é mantida pelo Centro Paula Souza, do governo do Estado. As inscrições devem ficar abertas entre 16 de novembro e 15 de dezembro. Para mais informações CLIQUE AQUI