A abertura da campanha de vacinação contra poliomielite (mais conhecida como (paralisia infantil) e sarampo começou neste sábado com uma grande mobilização de orientação e conscientização que foi para as ruas, empresas e até ônibus da cidade.

A divulgação da campanha conta com envolvimento de rotarianos de oito clubes da cidade que montaram diferentes pontos de panfletagem na cidade e envolveram também lojas e as duas empresas de transporte urbano.


Todas as unidades de saúde foram abertas neste sábado para o chamado “Dia D” da Campanha. As unidades vão atender até o dia 31 de agosto e fazem no dia 18 mais um sábado de mobilização.

Os rotarianos montaram postos de conscientização e promoção em diferentes pontos de concentração como o Terminal urbano, a rua Mauá, o cruzamento da 9 de Julho com a São Luiz e XV de Novembros e os shopping centers da cidade. Também levaram material a escolas particulares de ensino infantil – a rede saúde já divulga a campanha nas escolas públicas-.

Lojas de produtos para crianças e farmácias também receberam os panfletos com orientações gerais sobre a campanha. As empresas Grande Marília e Sorriso de Marília, responsáveis pelo transporte público na cidade, afixaram cartazes produzidos pelo Rotary em todos os ônibus e também colocaram a campanha nos letreiros dos veículos.

A mobilização tem como público-alvo crianças que já completaram um ano e tem menos de cinco anos. É importante apresentar caderneta de vacinação e cartão SUS. Será oportunidade também para a população de outras faixas etárias conferir e atualizar a caderneta.

Mesmo que a criança já tenha sido vacinada, todas serão imunizadas (reforço). Adultos também podem levar o documento para checagem. Adultos que não foram imunizados na infância também podem tomar a tríplice viral: até os 29 anos (duas doses) e entre 30 e 49 anos (uma dose).

Em Marília, a cobertura vacinal tem aumentado nos últimos anos. Em 2017 a BCG (contra a Tuberculose) ultrapassou 100% dos recém-nascidos moradores no município. O alcance da vacina contra a Polio subiu de 64,59% em 2016 para 85,51% em 2017.

O acesso às vacinas independe do território de residência, porém é importante apresentar caderneta de vacinação e o cartão do SUS. A Secretaria Municipal atende pelo (14) 3402-6500.



Últimas Notícias