Um vídeo produzido por funcionários do Hospital das Clínicas da Famema, em Marília, foi escolhido neste domingo para estampar a campanha mundial de combate ao AVC (Acidente Vascular Cerebral) uma das principais causas de morte em todo o mundo (assista abaixo).

O vídeo foi produzido em 2017 como resultado das ações de combate ao AVC em outubro, considerado mês de concentração de esforços contra o problema. Envolve funcionários, atores e público em uma convocação para seguir passos de prevenção ao AVC.

A boa recepção ao vídeo já havia levado o nome do hospital e do Complexo Famema para diferentes pontos do país. A escolha do vídeo, feita durante o Congresso Iberoamericano de Doenças Cerebrovasculares, amplia muito este reconhecimento.

O neurologista Luís Henrique Stéfano recebeu o prêmio em Gramado, no RS, onde foi feito o congresso. A entrega foi feita pelo presidente eleito da World Stroke Organization, organização mundial de combate ao AVC, Michael Brainin.

“Hoje o nosso HCFAMEMA é um Centro de referência em AVC, habilitado pelo Ministério da Saúde para realizar terapia trombolítica, o que reduz drasticamente as sequelas dessa doença! E que orgulho um Hospital que poderia "apenas tratar", se propõe a expandir os seus limites e discutir Prevenção e Promoção!”, comemorou nas redes sociais a superintendente do HC-Famema, Paloma Libânio.

A campanha estimula a tomar medidas como alimentação saudável, exercícios, controle do peso, controle da pressão arterial, abandono do tabagismo, redução no consumo de açúcar e sal.

“Temos profissionais que além de cumprirem as suas funções, "vivem" a saúde pública com intensidade que ela precisa, sabem das suas deficiências e mesmo assim se disponibilizam a realizar ações para sensibilizar a população”, disse a médica.

O prêmio faz mais: permite que de forma antecipada o HC, suas equipes e todo público atendido, possam ser envolvidos de forma antecipada na campanha de prevenção deste ano.

Segundo o médico Renato Tambelli, coordenador dos serviços de urgência e emergência do HC, o hospital tem estrutura para procedimentos que nas primeiras quatro horas após o AVC podem provocar resultados muito bons no controle e recuperação dos pacientes.

“Mas é um serviço que esbarrar na falta de informação. Na maioria dos casos a família demora a a identificar e reportar o problema. O paciente chega até dez, 12 horas depois do AVC. É importante conhecer os sinais e reagir de forma rápida”, explicou.

Assista abaixo ao vídeo


 



Últimas Notícias