Um ato ecumênico marcado para esta sexta-feira em Marília vai reunir representantes de diferentes linhas religiosas para uma manifestação pela tolerância e respeito a todas as crenças e práticas religiosas na cidade.

O ato é uma iniciativa do Movimento Brasil-África e tem apoio de representes das igrejas católica, evangélica, kardecistas e de religiões com matriz africana, como umbanda e candomblé.

Não haverá celebrações ou manifestações religiosas de qualquer das linhas. O objetivo é que os diferentes representantes apresentem suas manifestações em defesa do respeito e reconhecimento à liberdade religiosa, consagrada na Constituição mas repetidamente agredida nas ruas.

“É um ato pela união de todos. Cada um em sua fala em busca do respeito a todos como seres humanos. Cada religião tem seus dogmas e cada pessoa segue como manda sua crença, mas somos todos humanos com defeitos e direitos comuns a todos”, disse Ari Colletti, coordenador do Movimento Brasil-África, que há 44 anos mantém centro de cerimônias de matriz africana.

O movimento não promove manifestações religiosas, embora envolva representantes de diferentes espaços de umbanda e candomblé da cidade.

Atua com foco em ações comunitárias e sociais que envolvem atendimento a entidades, encontros para serviços a comunidades de baixa renda e até atividades conjuntas com outras linhas religiosas, incluindo evangélicos.

O ato ecumênico está marcado para 19h30 na praça Saturnino de Brito, no centro da cidade. Uma grande faixa branca será estendida em torno da cerejeira que é marco da praça como símbolo da paz e tolerância entre todas as manifestações. A participação no encontro é gratuita e aberta ao público.



Últimas Notícias