O Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Paranapanema inaugurou na noite desta quarta-feira um escritório de atividades em Marília e promove nesta quinta uma plenária com técnicos de toda a região e da ANA (Agência Nacional das Águas) para discutir projetos de preservação, uso e manutenção da água.

O escritório vai atender trabalho de seis comitês de bacias hidrográficas que envolvem o Paranapanema com pelo menos 245 cidades e mais de 4 milhões de habitantes. Será mantido com recursos da ANA (Agência Nacional das Águas).

O comitê envolve serviços públicos, privados, profissionais, ONGs e diferentes representantes da comunidade com foco em projetos de cuidado com a quantidade e qualidade da água.



Segundo o presidente do comitê, Everton Souza, há pelo menos 40 prioridades de atuação listadas para a região que envolvem preservação, garantia do uso econômico – da geração de energia à produção agrícola-, uso social e até turístico e paisagístico da água.

“O escritório traz uma agilidade de serviços que eram muito concentrados nos dois órgãos gestores dos Estados de São Paulo e do Paraná. É motivo de bastante alegria chegar a esse estágio. A sociedade civil sempre tiveram dificuldade em levar pessoas para reuniões. Com os recursos do escritório vamos ter condições de apoiar a participação destas entidades.”

A inauguração e plenária trouxeram para Marília o supervisor da ANA, Humberto Gonçalves, que disse esperar em médio e longo prazo a sustentabilidade do comitê e dos projetos para garantir água em quantidade e qualidade.



“Conservação dos mananciais, do abastecimento para agricultura, recuperação de mata ciliar, reservação para energia, transporte, saneamento e o plano da bacia vai nessa direção.”

O secretário geral do Comitê, engenheiro Denis Emanuel Araújo, disse que o escritório será estrutura de apoio para agilizar e melhorar envolvimento com a sociedade.

“As ONGs, a sociedade em geral, vãoi ter suporte para participar das reuniões, dar suas opiniões, opinar. Não temos distinções das entidades mais ricas ou mais pobres. É um dever garantir esta participação.”

O prefeito Daniel Alonso acompanhou a solenidade e plenária e destacou que a água deixou de ser divisor e separação de estados e cidades para ser espaço de união e integração de interesses comuns. O presidente da Câmara, Wilson Damasceno, afirmou que a cidade enfrenta tabus e desafios para tratamento do esgoto, destinação do lixo e outras medidas de preservação da água.

Sérgio Leal, diretor-presidente da ABHA (Associação Multissetorial de Usuários de Recursos Hídricos de Bacias Hidrográficas), elogiou a estrutura do comitê e disse que o trabalho começa com diferencial, que é a participação e acompanhamento de prefeitos. "Os municípios têm uma participação importante, não vi em outro comitê uma presença tão signioficativa como aqui."


Confira na Galeria de Fotos quem passou pela inauguração