No último domingo, dia 24 de dezembro, policiais militares do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental em Tupã flagraram cativeiro ilegal de 17  galos domésticos da raça “índio” mantidos em gaiolas de ferro com espaço reduzido para movimentação e ambiente estressante.

Os galos estavam com as esporas naturais serradas e barbelas e cristas parcialmente cortadas, além de vários estarem sem as penas do pescoço e do peito e ainda apresentavam ferimentos nas asas.

Os policiais aplicaram autuação de R$ 51.000,00 por praticar ato de maus tratos, ferir e mutilar animais domésticos. A ocorrência foi apresentada no Plantão Policial de Tupã, onde o delegado constatou e registrou o fato. O infrator responderá pelo crime ambiental, cuja pena é de detenção de três meses a um ano, e multa. 

PÁSSAROS

Em Bernardino de Campos, a fiscalização encontrou criador com 19 pássaros de espécie nativa ilegalmente em cativeiro, algumas delas sem anilhas e outras com anilhas adulteradas.

Durante as buscas pela residência foram encontradas também duas armas, uma espingarda caibre 32 com dois cartuchos deflagrados e um intacto; e um revólver da marca Rossi, calibre 22 municiado com sete cartuchos intactos e com a numeração raspada.

O indiciado foi conduzido em flagrante à Delegacia de Polícia Civil, onde foi detido por posse ilegal de arma de fogo, com numeração suprimida. Foi lavrado auto de infração ambiental “por manter espécime da fauna silvestre nativa em cativeiro, sem autorização do órgão competente”, com multa no valor de R$ 23.000,00. As aves apreendidas foram soltas em seu habitat natural por apresentarem sinais de recém captura.



Últimas Notícias