Um aplicativo disponibilizado pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) vai ajudar motoristas com manutenção básica de automóveis, como troca de pastilha, óleo e até abastecimento.

A lista interativa permite que o usuário insira a data do serviço e a quilometragem para a próxima troca. Assim, o aplicativo avisa o motorista por meio de alarme e notificação push.

Para o abastecimento, por meio do histórico, a aplicação também calcula a média de consumo do veículo. Qualquer item que o condutor achar pertinente também pode ser inserido na listagem.

“A ferramenta tem como objetivo simplificar a rotina de manutenção. São itens com diferentes prazos de vida util. Mesmo que o veículo seja utilizado por mais de um motorista, a notificação ajuda a lembrar a hora certa de ir fazer a revisão”, explica Neiva Aparecida Doretto, diretora-vice-presidente do Detran.SP.

O Detran.SP oferece três aplicativos gratuitos para tablets e smartphones, disponíveis para as plataformas Android e iOS, nas lojas virtuais Google Play e Apple Store.

O aplicativo principal traz diversas funcionalidades, como: solicitar 2ª via da CNH e acompanhar a emissão do documento; consultar multas do próprio veículo, ou de terceiros; além da pesquisa para a compra de peças usadas.

Para utilizar os serviços, o usuário deve fazer um cadastro prévio no portal www.detran.sp.gov.br e criar login e senha, que garantem a segurança dos dados pessoais.


Além do app, no portal do Detran.SP, o cidadão pode realizar 26 serviços de trânsito relacionados a Carteira Nacional de Habilitação (como 2ª via e PID), veículos (pesquisa de débitos e restrições) e infrações (consulta de multas e solicitação de recurso de penalidade), entre outros.

Há também os aplicativos para o Simulado de Prova Teórica do Detran.SP; e o jogo educativo do Clube do Bem-te-vi – que trata de forma lúdica e divertida a educação para o trânsito para crianças.