
A administração da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da zona norte de Marília divulgou comunicado oficial neste sábado para negar falta de kits de intubação para pacientes com quadros graves de Covid.
A mensagem é uma resposta a uma onda de mensagens em redes sociais com informações de que um paciente foi intubado sem os medicamentos.
As mensagens repercutiram na página do humorista Jonathan Nemer, com quase 2 milhões de seguidores, que lançou uma grande campanha de mobilização pela compra dos insumos e pressão sobre governos em todas as esferas para garantir abastecimento.
A crise no abastecimento dos insumos para intubação começou em março com informações de escassez, falha nas entregas e pressão sobre os preços. A crise provocou uma intervenção do governo federal que centralizou a compra do material.
Hospitais e órgãos públicos nos Estados e municípios relatam dificuldades em conseguir comprar os produtos, que envolvem diversas linhas de sedativo para o sistema de ventilação direta por tubos. Veja abaixo a íntegra do comunicado da UPA.
“A ABHU (Associação Beneficente Hospital Universitário), responsável pela UPA da zona Norte, em Marília, esclarece que vem enfrentando a escassez de insumos e diversos medicamentos, como todos os hospitais de Marília, do Estado de São Paulo e do Brasil.
Entretanto, esclarece ainda que em nenhum momento qualquer paciente atendido na UPA passou por procedimentos de intubação sem o devido sedativo.
Os medicamentos disponíveis estão no limite, mas ainda assim o atendimento está sendo mantido, de forma humanizada e com toda segurança, para garantir a plena recuperação dos pacientes internados.”