A Oncologia Pediátrica da Santa Casa de Marília adotou método de informação sobre tratamento de câncer para orientar crianças em atendimento de forma lúdica e otimista, com material desenvolvido para simplificar a comunicação.
A medida é resultado de uma parceria com o Instituto Beaba, instituto formado por pacientes, familiares e profissionais da saúde, e usa a Tecnologia da Informação e a Comunicação para falar de assuntos difíceis de uma maneira fácil.
Oferece aplicativo gratuito com 20 minigames para aprender sobre câncer de forma interativa e destinado a crianças e adolescentes em tratamento oncológico, além de educação para familiares e profissionais fora do ambiente hospitalar.
O sistema inclui ainda informações de suporte emocional para crianças e seus familiares; Podcast; grupo de apoio para pacientes adultos e seus familiares; entre outros materiais informativos.
“Trata-se de uma ferramenta importante, que, no nosso caso, pode ser utilizado principalmente para os pacientes entenderem sobre a doença e o tratamento de uma maneira mais leve e lúdica”, enfatizou a médica oncologista Renata Trinca.
O hospital recebeu a doação de kits que serão utilizados com as crianças atendidas pelo setor de Oncologia Pediátrica. “Agradecemos o Instituto Beaba pelo material enviado, que, com certeza, será de grande valia para nós”, finalizou ela