O Programa Leitura em Casa: Formando Pequenos Leitores vai disponibilizar pelo menos 80 mil livros para alunos e professores da Rede Municipal de Ensino em Marília.
O objetivo é promover o acesso à leitura; favorecer a integração escola, família e comunidade e instituir um programa permanente de formação de leitores.
O formato permite democratizar o acesso à leitura, oferecer as condições necessárias aos participantes; e aprimorar a qualidade do processo ensino-aprendizagem das escolas municipais.
Cada um dos 19.010 alunos da Rede Municipal de Ensino recebeu um kit com quatro livros de literatura infantil, de acordo com a faixa etária, para as turmas de Nível I e II, Maternal I e II, Infantil I e II, 1º Ano, 2º Ano, 3º Ano, 4º Ano e 5º Ano.
Segundo comunicado da prefeitura sobre o projeto, os livros foram escolhidos pela equipe técnica da Secretaria. O assessor especial da Educação, Prof. Joaquim Bento Feijão, disse que o projeto terá modelo de acompanhamento e a avaliação de resultados.
“Teremos várias formas para fazer essa avaliação e acompanhamento, como a implementação das ações propostas; o envolvimento dos alunos, pais e responsáveis; pesquisas promovidas pela direção da escola e conselho da escola; análise dos docentes sobre a contribuição do programa quanto à aprendizagem dos alunos; ações planejadas pelos docentes em relação a seus alunos; e apresentações artísticas pelos alunos, sob a orientação dos docentes.”
A professora Carina Abreu Teotônio, da turma de Nível I da Emei Meu Anjo, destacou a importância desse programa. “Minha turma tem 16 alunos entre um ano e meio a dois anos e, mesmo ainda não sabendo ler, eles estão entusiasmados, pois já identificam as imagens, estão começando a falar e já veem o que está acontecendo. Acho o Leitura em Casa um programa muito importante, pois permite o acesso ao livros desde cedo e assim estaremos formando futuros leitores.”
Acácio Lima e Ariane Marques, pais da Laura, aluna da Emei 1,2 feijão com Arroz, elogiaram a iniciativa. “Sempre incentivamos a Laura com brinquedos educativos e agora que ela foi para a escola fazemos questão de mostrar a importância da leitura. Eu e o meu esposo sempre tivemos o costume de ler e passamos isso para a nossa filha, que chega da escola e já quer fazer as atividades. Ela está gostando muito dos livros e esse programa certamente já é um sucesso”, disse Ariane.