Pompéia - A cidade de Pompéia (30km de Marília) tem relato de ataque de onça a pelo menos duas novilhas dias após circulação de vídeos com imagens de animais.
Segundo a postagem de um morador, as novilhas apareceram mortas em área do distrito de Paulópolis, ‘mais especificamente atrás das casas do bairro Jardim Bela Vista’. Não há imagens dos animais.
A informação ganha repercussão em mensagens por aplicativo de celular com outros dados sobre aparição de onças na cidade. Um vídeo sem data mostra um animal correndo em zona rural.
Mas a cidade tem ainda outra postagem, de junho, com aparição de uma onça na rua Getúlio Vargas, que passa ao lado de uma área de mata junto à cidade.
É ponto na divisa com área de preservação e combina acesso fácil à mata e zona amplamente urbanizada.
As reações de moradores criam debate sobre impacto de queimadas e urbanização, mas também sobre risco para crianças e Pets.
Além disso, apontam preocupação com a proteção das onças. O medo pode levar a caça ilegal e crimes ambientais com morte de onças independente de relação com ataques. O controle dos animais deve envolver serviços oficiais, captura e redirecionamento.
Os registros de presença do animal aparecem desde setembro do ano passado, após queimadas que devastaram zona rural. O trabalho de recuperação apontou aproximação de muitos animais silvestres.
Além disso, o relatório de impacto ambiental para obras viárias na região mostrou presença de onças entre os animais com habitat na região.
Veja abaixo vídeos divulgados pelos moradores.