
Marília - A Acim (Associação Comercial e de Inovação de Marília) promoveu encontro para empresários do comércio com foco em orientação para prevenir ciberataques, risco tanto para dados pessoais quanto das empresas.
A discussão do tema levou para o encontro dois especialistas, Ivan Francischini, fundador do Grupo IMF Brasil Telecom e de Alexandre Lukin, Diretor comercial Avaya Makeone.
Eles apresentaram dados sobre as formas mais comuns de ataques, bem como os riscos para acesso a dados como senhas, contas, emails e mais fonte de arquivos.
Ivan Francischini explicou que os “ciberataques” são tentativas de violar, interromper, roubar ou danificar dados e sistemas digitais.
Destacou casos mais comuns e citou dois, malwares e phishing. O primeiro usa programa ou código que invade sistemas e com, assim, causa danos ou cópia de dados. O segundo, cada vez mais comum, convence vítima a acessar links que dão acesso a dados e senhas como contas ou cartões.
Em todos o objetivo de obter lucros financeiros, roubar informações confidenciais, interromper operações ou causar danos.
As sugestões de proteção são uso de senhas fortes e únicas; autenticação de dois fatores (2FA) e atualização do software. Além disso, desconfiar de links e e-mails suspeitos; Usar redes seguras e providenciar sempre backups.
“E mesmo assim estamos correndo riscos. É preciso criar protocolos de segurança, além de treinamento e capacitação entre os funcionários”, disse o presidente da Acim, Carlos Francisco Bitencourt Jorge.
A apresentação aconteceu durante o Café Empresarial, evento em quer a Acim reúne empresários para café da manhã com tema central e troca de informações. Após as apresentações, o encontro passa a ser importante ação de rede de contatos.
Para participar, os empresários sócios da Acim devem preencher o formulário eletrônico e participar do encontro a partir das 7h30 na sede da entidade.