Alunos de Emef produzem reportagem após encontro com jornalista em Marília

Marília - Alunos de 5º ano na Emef Nivando Mariano dos Santos, da zona sul de Marília, produziram uma reportagem em trabalho coletivo após participação do jornalista Rogério Martínez, 57, editor do Giro Marília, em aula da turma.

A visita aconteceu no lançamento da ‘Semana do leitor’ e rendeu produção coletiva depois. O jornalista apresentou informações sobre modelo de texto e jornalistas da cidade que se tornaram famosos.

A visita foi iniciativa do professor Thiago Vollo com acompanhamento da diretora da unidade, Idelma Pires de Freitas.

O jornalista agradeceu ao professor e à diretora pela experiência única e desafiadora, além de destacar o interesse e carinho dos alunos. “A turma mostrou muita atenção, disposição e paciência. O encontro ajuda a conhecer mais os desafios diários da educação e o envolvimento que os profissionais da escola têm.”

Além disso, destacou que pensar sobre o tema prepara os alunos para mais produções de texto, leitura e outros projetos. Veja abaixo a reportaagem dos jovens redatores

Alunos de Emef produzem reportagem após encontro com jornalista em Marília
Alunos de Emef produzem reportagem após encontro com jornalista em Marília
“Jornalista orienta alunos de escola municipal a produzir reportagem”

O jornalista Rogério Martínez, 57, editor do Giro Marília, participou com a aula sobre textos jornalísticos para alunos do 5° ano da escola Nivando Mariano dos Santos.

A visita acontece na véspera da semana do leitor, que começou na quarta-feira dia 01 de outubro, durante quinze dias a secretaria municipal de educação incentiva o hábito da leitura dos diferentes tipos de texto.

Martinez, jornalista desde  1987 e editor do giro há dez anos, falou sobre suas inspirações no jornalismo, incluindo jornalistas de nossa cidade, como Jaime Martins, Nildo Carlos, Mylton Severiano, Gustavo Millani e Edgar Alencar. Apresentou fotos do início de seu trabalho, dos jornalistas marilienses e vídeos das diferentes maneiras de se apresentar uma reportagem.

Falou do seu  trabalho como editor do jornal e das informações que devem aparecer numa notícia, (o quê, quem, quando, onde, porque) da estrutura textual chamada “pirâmide invertida “, e sobre as informações que devem ser reais e comprovadas, para evitar as fake news.

Rogério explicou que há vários tipos de textos jornalísticos, como notícias, crônicas, reportagens e muito mais. Mas que, principalmente ,o hábito da leitura é muito importante para uma boa escrita, e que para se tornar um bom leitor. É importante descobrir qual  tipo textual é seu preferido, indo de encontro ao que se propõe na semana do leitor.

A diretora considerou este momento um privilégio para os alunos do  5° ano A porque tiveram a oportunidade de conhecer a profissão de jornalista e entender como é construída uma reportagem;. O professor acredita que o contato com alguém que vive das letras é estimulante e dá sentido ao trabalho que é desenvolvido na escola.

As crianças relataram ter gostado da presença do jornalista e de sua aula, o estudante Leonardo,11, declarou “uma aula fácil de entender sobre como escrever uma notícia”, Vitor (11) disse que sua presença foi inspiradora e Kamilly (11), que adorou a visita.

Ao final da visita foi proposta a produção de um texto coletivo feito pela turma, que com muito carinho será publicado.

È com carinho e admiração que nós, Adrian, Agatha, Ana julia, Anny, Daniel, Davi, Gustavo, Israel, Izabelly,  João, kalleb, kamilly, Leonardo, Lívia, Lucas, Maria Clara, Maria Luiza, Matheus, Miguel, Nicolly, Pedro Henrique, Pedro Miguel, Phelipe, Rayssa, Samuel, Thallya, Vitor, Yago, kenny e Thiago, alunos e professor agradecemos a presença do jornalista.