
Marília - O professor e doutor em Educação Leonardo Sacramento, autor de novo livro que aponta extermínio de indígenas, principalmente Kaingang, no Estado de São Paulo e reúne referências de casos também em Marília e região.
O livro aponta que no começo do século XX povos indígenas ocupavam de 30% a 40% do Estado. Porém, essa presença que caiu a poucas porções de terra – nenhuma delas em Marília ou municípios vizinhos -.
“Holocausto paulista: o genocídio dos Kaingang sob o mito da paulistanidade” joga luz sobre o caso, inclusive, com dados para Marília e cidades vizinhas.
Marília e Campos Novos
“Marília pertencia ao distrito de Campos Novos do Paranapanema com dimensões territoriais maiores à atual Campos Novos Paulista. Portanto, as citações da obra sobre Campos Novos devem ser direcionadas também, e diria principalmente, a Marília”, diz.
Há 20 referências à região na obra. A pesquisa mostra destaques que vão de reportagens a diferentes obras e relatórios de expedições.
Paulo Nathanael Pereira de Souza descreve a presença da Kaingang Vanuíre e cita especificamente Marília e Tupã.

Encontros e violência
Publicação do jornal O Estado de S. Paulo aponta de forma mais clara os confrontos e violência no contato.
Apresenta, assim, “dura e desapiedada perseguição”, desde o “início do povoamento daquelas terras”.
Diz ainda que os fazendeiros, “para defenderem rebanhos”, exterminaram tribo Oti, que de forma errada chamavam de Chavantes, e com facilidade.
“Esses índios nunca resistiram aos civilizados: deixavam-se matar a tiro, a faca, a pau e até a laço!”.
Extermínio recente
Sacramento diz que tradicionalmente o país trata genocídios como algo distante e como ação da colonização portuguesa.
“O genocídio dos povos indígenas, com legislação, teoria racial e aparato militar, foi algo construído e consolidado pela elite paulista.”
O autor é doutor em Educação pela Federal de São Carlos e professor no Instituto Federal de São Paulo. O livro é publicação da Editora Telha, do Rio de Janeiro, e está disponível para compra pelo link.