
Marília - A Câmara de Marília terá nesta semana segunda-feira de grandes temas com votação de projetos que definem extinção da Codemar (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Marília), nova sede para Etec e Fatec e, até, loteria municipal.
Os quatro projetos são iniciativas da prefeitura com projeção de impactos significativos em gestão, obras, receita pública e serviços.
Codemar, 52 anos de história
A extinção da Codemar encerra história de 52 anos de atividades para companhia com estatuto para difernetes obras, que a história limitou à pavimentação.
A Justificativa da prefeitura para a extinção é a oferta de serviços privados com menor custo e maior eficiência. Além disso, alto custo de manutenção da estrutura com faturamento que não é compatível.
Como a companhia é uma sociedade por ações, sua extinção é um processo diferente, que tem nome técnico de liquidação. Assim, deve ocorrer em 12 meses com nomeação de liquidante e, no período, a Codemar já para de executar obras.

Etec e Fatec em novo prédio
Os vereadores votam também projeto de convênio da prefeitura com o Centro Paula Souza para transferir sede da Etec e da Fatec de Marília. As duas instituições funcionam em prédio alugado na avenida Castro Alves, com adaptação de estrutura de antiga fábrica de cerveja.
A nova proposta deve acomodar os cursos em blocos do Univem (Centro Universitário Eurípides), no campus universitário da cidade.
O projeto lembra que a prefeitura já doou área para construção de nova sede, porém, o Estado arrasta o investimento há pelo menos dois anos.
Loteria municipal
E a votação inclui ainda a criação de Loteria Municipal de Marília, inclusive com a permissão de concessão para iniciativa privada, na exploração de jogos de aposta.
O projeto não estabelece todas as informações sobre o modelo de loteria, que a prefeitura ainda vai regulamentar.
A sessão tem transmissão ao vivo pela TV Câmara de Marília, no sinal aberto do canal 31.2, canais 21 por assinatura (a cabo), YouTube e Facebook.