
Marília - Um projeto de lei da Prefeitura de Marília prepara assinatura de um convênio com a CPFL para retirar e substituir árvores que apresentam riscos à rede de energia na cidade.
Sob o nome de “Arborização + Segura”, o projeto estabelece plantio de até três mudas para cada casos com supressão de árbores.
Assim, prevê reduzir acidentes e danos nos casos de “interferência sistemática e contínua” na rede de energia pública. Além disso, vai atingir árvores que já têm indicação para corte.
“A parceria permitirá ainda a otimização de recursos públicos, uma vez que cada parte assumirá obrigações específicas”, diz o projeto. A iniciativa começou a tramitar na Câmara da cidade.
A proposta prevê, inclusive, que a adequação seja forma de educação ambiental e incentivo à arborização sustentável na zona urbana.
A CPFL será responsável por fornecer as mudas e o plantio após os cortes e a prefeitura poderá escolher espécies em lista que a empresa apresentar.
Além disso, será obrigação da CPFL o corte raso das árvores, exclusivamente para casos sob a rede de energia elétrica. Fará ainda recolha e transporte, bem como destinação de todos os resíduos.
Após a supressão, deve fazer rebaixamento dos tocos e recuperação do calçamento mediante solicitação da Prefeitura.