Após dois anos de restrições provocadas pela epidemia de Covid-19 as 19 paróquias de Marília vão promover no dia 16 de junho, ás 16h, uma missa em conjunto com união de bispos, padres, diáconos e fiéis para Corpus Christi.
A grande celebração será feita no Estádio Bento de Abreu Sampaio Vidal, o Abreuzão, na avenida Vicente Ferreira. Após a missa, haverá uma procissão até a Catedral Basílica de São Bento. Haverá decoração do asfalto com os tradicionais tapetes. Em frente á Catedral haverá benção do Santíssimo.
Além do megaencontro, a celebração de Corpus Christi vai marcar também uma campanha de arrecadação de alimentos nas 19 paróquias para distribuição a todas as comunidades carentes da cidade.
O tema da celebração será “Pão em Todas as Mesas”. A proposta é unir o conceito do “pão espiritual” simbolizado na Eucaristia, sacramento que representa presença de Cristo à necessidade do “pão físico”, a alimentação de quem precisa.
“A celebração de Corpus Christi é ocasião única no ano em que o sacramento da eucaristia sai de nossas igrejas em procissão a fim de que católicos possam, de maneira pública, manifestar fé na Eucaristia, fé de que jesus Cisto está presente na Eucaristia. Por isso se torna solenidade da comunhão, da união”, diz o padre Thiago Barbosa, que atua na Paróquia de Santa Rita de Cássia, na zona sul, e na Pastoral da Comunicação.
Ele diz que essa união será tanto em torno da fé na presença de Cristo como na participação direta em arrecadar e fazer os alimentos chegar até a população em todas as regiões da cidade.
“Sabemos que a epidemia trouxe muitas dificuldades, entre elas a financeira. Tantas pessoas privadas de emprego, dignidade e alimentos”, disse o Pároco.