Danilo da Saúde espera manter ritmo, obras na Saúde e mais investimentos

Marília - Vereador em terceiro mandato e atual presidente da Câmara de Marília, Danilo Augusto Bigeschi, 47, o Danilo da Saúde, aponta manutenção do ritmo de trabalho como foco para 2026.

Servidor público com especialização em Gestão da Atenção à Saúde, ele também aponta obras do setor como principais medidas. Veja o que ele diz sobre 2025 e o ano novo

O que deve ser seu principal foco em 2026?

O foco será manter o ritmo de trabalho, continuar priorizando áreas como saúde, educação e social. Além disso, ampliar os investimentos nas outras áreas, como no Meio Ambiente e Serviços Públicos.

São serviços que, aliás, já deram passo importante esse ano com implantação da Coleta Seletiva e na zeladoria da cidade.

Haverá esforços também para prover estruturas de lazer e turismo que tem enorme carência na cidade, como a reforma do bosque municipal, construção do parque do Povo na zona sul, o parque da represa Cascata e construção do Museu de Paleontologia e Memorial da Cidade de Marília, todos com recursos já garantidos. Além da modernização e melhorias das praças da cidade, para atender todos as regiões.

Outra questão que será tratada como prioridade será a mobilidade urbano, com interligação viária de diversos bairros, a exemplo do Bandeirantes, Figueirinha, entre outros, além da ampliação da avenida Cascata na região leste.

Danilo da Saúde espera manter ritmo, obras na Saúde e mais investimentos
O que espera de mais importante na cidade e na sua área de atuação?

A Saúde está sendo tratada como prioridade, com enfrentamento das enormes filas através do programa Zera Fila, reformas das unidades básicas (18 obras em 2025, das quais 11 já concluídas) e das Unidades de pronto atendimento, UPA Norte e Sul, já entregues à população.

Além do fortalecimento da rede de cuidados as crianças neurodivergentes (TEA), reforço das  equipes e estruturas de atendimento e especialidades, em parceria com hospitais e entidades da cidade. Temos muito ainda para avançar, e a expectativa é a conclusão das obras do Caps III 24hs, que será um reforço importante na saúde mental, inclusive com serviço de internação.

O início das obras do Ambulatório Médico de Especialidades AME e da construção da Policlínica Oeste que trarão solução definitiva para o aumento das filas de exames de diagnóstico e médicos especialistas.

Além da continuidade das ações de reformas e melhorias da rede básica, com ampliação de equipes de saúde e modernização das estruturas de atendimento.

De que forma o ano eleitoral pode ajudar ou prejudicar?

As eleições estaduais e federais tornam os governos mais acessíveis e com necessidade de apresentarem resultados, nesse momento sempre há ampliação de parcerias e novos investimentos nos municípios. Marília nesse último ano retomou o protagonismo politico com a conquista de recursos importantes tanto estadual como federal, principalmente devido ao relacionamento e articulação politica do governo Vinícius Camarinha, e também pelo resgate da credibilidade do município. Os recursos de fora viabilizaram diversos investimentos necessários, frente as dívidas e a incapacidade financeira do município. Acredito que nesse ano eleitoral haverão novas conquistas e mais investimentos dos governos do estado e federal em Marília.

Como avalia 2025?

Foi um ano de enormes desafios e de muito trabalho. A cidade passava por momento muito difícil, com sucateamento generalizado dos serviços públicos, desorganização administrativa que geraram dívidas enormes e falta de investimentos em todos os setores, em especial nos prioritários como saúde, educação e social. Foi o ano da “virada” com o resgate da credibilidade, retomada do crescimento e investimentos importantes. A Câmara teve papel importante nesse cenário,  no diálogo e união com o executivo com foco na busca de soluções para os problemas da cidade. É evidente que temos muitos desafios ainda, mas hoje já constatamos uma cidade melhor, sobretudo nos serviços prioritários e nas áreas mais sensíveis que precisavam de investimentos.