Despedida a Luiz Macambira tem luto no samba

Marília - A morte precoce do músico Luiz Cláudio Soares de Lima, 57 anos, o Luiz Macambira, deixa em luto artistas e público do samba em Marília e, além disso, mobiliza uma corrente de apoio à família (veja no final do texto).

Encerra uma vida multitarefas tanto na música quanto fora dela, em especial no casamento com Léia. Ele chamava de união para vida. A família não divulgou causas da morte, vamos falar da vida.

“Sua vida era dedicada à música, desde criança, por onde passou deixou sua marca como Luiz Macambira. Mas para nós era meu Mó, e para os meninos, Pai. Ainda estou sem acreditar que você não estará mais conosco”, disse Leia em postagem.

Foi também irmão, cunhado, filho, tio, amigo, professor e, até metalúrgico, mas sem perder a essência de músico e da família.

Bando Macambira

Começou cedo com o famoso Bando do Macambira, em São Paulo, criação dos tios, João e Luiz, que ainda criança começaram a tocar. Aliás, eles, como Luiz Cláudio, cresceram com influência de familiares na música.

Apesar do apelido como “Luiz Sete Cordas”, pelo modelo de violão com que fez mais sucesso, tinha formação em diversos instrumentos. Aliás, contou em gravação de 2023 que fez sua estreia nos anos 80 tocando acordeom.

“O pai gostava muito, então comecei a tocar e ele me levou para conhecer, saber como é a noite.” Tocou violão, bandolim, contrabaixo e mais.

Fez apresentações em casas ícones da música, paulistana como Café Society ou no Vila Távola, nomes tradicionais do Bixiga.

Músico e metalúrgico?

“Toquei até casar. Quando casei, parei e fui trabalhar, música para algumas pessoas não era trabalho. E eu fui.”

Virou metalúrgico, mas a nova carreira durou pouco, nos anos 90 Luiz voltou à música.

Ele e um irmão criaram a ‘Família Macambira’. Ele seguiu em apresentações, tocou com nomes de sucesso no samba, como Eliana de Lima, grupo Sem Compromisso e outros.

Em Marília, atuou em diversas formações para apresentações em bares, shows e eventos. Mantinha ainda cursos de música em sua casa, na zona norte.

A despedida a Luiz Macambira acontece na Sala 3 do Velório Municipal de Marília e o sepultamento será às 16h30 no Cemitério da Saudade.

AÇÃO SOLIDÁRIA

Após a notícia do falecimento, amigos e artistas iniciaram mobilização para ajudar a família com gastos inesperados e a perda de Luiz. A cantora Vânia Gomes arrecada doações pela conta Pix: 14 99793-5125.