Marília

Dori amplia vendas, cresce no varejo e receita sobe 30% no primeiro trimestre

Dori amplia vendas, cresce no varejo e receita sobe 30% no primeiro trimestre

Um relatório divulgado pela administração da Dori Alimentos em informação ao mercado de investidores mostra que a empresa, com sede em Marília, teve crescimento significativo nas vendas e aumento de 30% na receita

“Iniciamos o ano com crescimento de dois dígitos no volume de produtos vendidos em relação ao mesmo período do ano anterior, atingindo 24,2 mil toneladas, e crescimento de 30% da receita bruta, totalizando R$ 342 milhões no trimestre.”

Três categorias de produtos – snacks saudáveis de amendoim, sweet snacks e snacks de chocolate – registraram crescimento de dois dígitos.

A empresa expandiu vendas no canal varejo e Parcerias B2B. A posição de liderança no início do ano foi reforçada com ações da equipe de trade marketing, com a exposição de produtos estratégicos em lojas dos nossos clientes de acordo com a época do ano.

“Desde fevereiro, passamos a comercializar produtos de Páscoa, que consiste em toda a categoria de snacks de chocolate. Além disso, como parte de nosso calendário festivo, lançamos um novo produto sazonal em forma de ovinhos, Disqueti Ovinhos de Chocolate”, diz a mensagem institucional.

Foram mais de 29 mil exposições em pontos de venda em todo o Brasil durante um período de mais de 2 meses. Nossa distribuição tem uma capilaridade para atender a todo o território nacional.

“Atualmente contamos com oito centros de distribuição estrategicamente localizados em diferentes regiões do Brasil e atingimos mais de 215 mil pontos de venda em março de 2022, um crescimento de 33% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.”

A empresa alcançou ainda o retorno sobre o capital investido (ROIC) de 20,7% e retorno sobre Patrimônio Líquido (ROE) de 34,1%.

Para alongar e reduzir o custo da dívida da companhia, no final de março de 2022, emitimos R$200 milhões em certificados de recebíveis do agronegócio (CRA) Sustainability-linked (SLB) com vencimento em cinco anos.

“Essa foi a primeira oferta pública da Dori. Os coordenadores foram Safra (líder) e UBSBB, a securitizadora é a Opea e a demanda pelos papéis superou em mais de 50% o volume ofertado.”

Em linha com a estratégia da Companhia, nos últimos anos a Dori tem focado em ampliar a distribuição de seus produtos no varejo, que passou de 46% para 59% da receita líquida entre 2016 e 2021.

“No primeiro trimestre de 2022, continuamos expandir esse canal que teve crescimento de 31,7% comparado ao 1T21. Este resultado deve se principalmente à excelente execução da estratégia por nossa equipe de distribuição e comercial, ao aumento de pontos de venda e trabalho de trade marketing.”

Em relação à categoria do produto, 43% da receita neste canal veio da categoria de sweet snacks no primeiro trimestre de 2022. O canal de atacado tradicional cresceu +33% comparado ao 1T21.

Este resultado é principalmente reflexo de adoção de novos formatos e tamanhos de embalagens, bem como do trabalho de nossa equipe de trade marketing e comercial.