
Marília - A equipe de Divisão Zoonoses de Marília vai ao bairro Vida Nova Maracá III e adjacências – na zona Norte da cidade – neste sábado para a terceira ação especial de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue e febre amarela.
O trabalho começa às 8h30 com visitas a residências, averiguação de focos de proliferação do mosquito, bem como orientação sobre limpeza. Os agentes ficam nas ruas até 12h30.
O trabalho aos sábados busca, principalmente, venceu desafio das residências fechadas e sem acesso aos agentes.
“Aos sábados, o objetivo é ampliar o acesso e garantir que os agentes de saúde possam eliminar possíveis criadouros do mosquito”, destaca a médica e secretária municipal da saúde, Paloma Libanio.
A Saúde utiliza, inclusive, tecnologia de georreferenciamento para identificar no mapa as áreas com maior número de casos suspeitos ou positivos.
Em duas ações nos finais de semana anteriores, a Saúde visitou 2.113 endereços, com 1.007 imóveis vistoriados; 1.106 domicílios fechados; e 39 recusas feitas por moradores.
“Nós tivemos, até agora, mais de 50% dos imóveis inacessíveis, o que dificulta bastante a eficácia das nossas ações. Reforçamos que a participação da comunidade é essencial”, explica Paloma Libanio.
Assim, o controle da dengue e prevenção de epidemia envolve abrir as casas para os nossos agentes, eliminar água parada e seguir as orientações.