Exames iniciais descartam sarampo na morte de criança em Marília
Vacina é principal ferramenta contra Sarampo - Marcelo Camargo/AGência Brasil

Marília - A Secretaria Municipal da Saúde em Marília comunicou nesta quinta-feira resultado negativo para sarampo nos primeiros exames com dados da criança I. B. N., de 1 ano e 2 meses, que faleceu no dia 5.

A morte precoce da menina provocou até comunicado da escola municipal com informação de suspeita de sarampo. A Saúde em momento nenhum confirmou a suspeita.

O comunicado desta quinta aponta que testes por por sorologia IgM e teste molecular (RT-PCR) negativos para sarampo. Além disso, exame laboratorial de rubéola IgG também apresentou resultado negativo.

Porém, a Saúde informa que análises complementares seguem em andamento. “Portanto, o município de Marília não possui caso confirmado de sarampo e não registra óbito para esta doença.”

O comunicado reforça o alerta de a principal forma de prevenção do sarampo é a vacina. As doses – são duas na cobertura regular, estão disponíveis gratuitamente em todas as Unidades de Saúde do município.

O último levantamento da Saúde sobre a doença indicava 42 casos com suspeitas e acompanhamento pela secretaria.