
A tarde chuvosa da quarta-feira ganhou curiosidade no céu de Marília com série de voos de um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) a serviço do Geiv (Grupo Especial de Inspeção em Voo) responsável pela fiscalização de equipamentos de orientação no aeroporto.
Serviços de rastreamento de voos inclusive identificar a aeronave como o Geiv 04, um avião modelo Embraer Legacy 500.
O grupo trabalha para o Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) na fiscalização dos sistemas de orientação em segurança.

Atua na checagem de sistemas como o PAPI, sigla em inglês para sistema de precisão na aproximação de aeronaves. É um conjunto de luzes que indica aos pilotos eventuais correções de curso e altitude.
A passagem e inspeções ganharam acompanhamento do público e, inclusive pilotos, como dirigentes do Aeroclube de Marília. Foram eles, aliás, que avisaram sobre o serviço do Geiv.
A passagem do jato pode ser vista em diferentes pontos da cidade bem como em cidades vizinhas por onde ele passou nas idas e vindas.

Grupo de 1973
Apesar da novidade no céu e curiosidade, o serviço é razoavelmente antigo. O decreto de criação do Geiv é de 1973. O Geiv 4, segundo publicação oficial, chegou à frota em 2019.
A nova aeronave tem capacidade para PBN (do inglês Performance-Based Navigation): RNAV (Area Navigation) e RNP (Required Navigation).
Ou seja, sistemas que permitem a operação da aeronave em uma trajetória específica baseada em auxílios de terra, satélites ou equipamentos embarcados.
Moradores registraram a aeronave sobrevoando a cidade e também passando pelo aeroporto, veja abaixo