
Marília - O primeiro Festival do Café em Marília promete reuniu produtores em evento com direito a praça de gastronomia, atrações culturais para público e celebração do produto.
O evento será ainda parte da comemoração dos cem anos da Fazenda Cascata, uma das bases na formação da cidade.
A festival marca, além disso, a inserção de Marília e região no programa estadual Rotas do Café.
Entre 10h e 18h do dia 1º de novembro, o festival terá produtores de café, feira de artesãos, baristas, palestrantes e atrações musicais.
O público poderá desfrutar de praça de alimentação com food trucks, produtos artesanais e brinquedos infláveis. Além disso, exposição de tratores e fotos, além de palestras e demonstrações sobre o universo do café.
Segundo o secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Vitor Gazola, o Festival vai além do café.
“Valoriza a cadeia produtiva do café, contudo, também fomenta o turismo e o lazer, difunde conhecimento, história e cultura. Além de fortalecer a identidade e o desenvolvimento regional”.
O evento une serviços públicos e comunidade, como Conselho de Turismo e o SinHores (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares)
A entrada é gratuita, porém com pedido de doação voluntária de 1 kg de alimento para o Fundo Social de Marília.
Apesar de não ter custo, as palestras têm limite de vagas e exigem inscrições no formulário oficial. Todas as atividades acontecem na Fazenda Cascata (Avenida Cascata, 201-495) das 10h às 18h.
Veja a programação

11h40 às 11h40 – ADIPA
“O Café que une raízes e constrói caminhos” – Sandra Yamashita Matunoshita
14h às 14h30 – APTA
“Regionalização de cultivares de cafeeiros” – Adriana Novais Martins
15h às 15h30 – FATEC
“Café Fermentado” – Cláudia Dorta
16h às 16h30 – SEBRAE
“Do Grão ao Algoritmo: IA na Gestão e Marketing do Café” – Gabriel Augusto Borges