Marília - O Festival de Cinema de Marília abriu inscrições e lançou edição 2025 para ser uma vitrine e ponto do encontro da produção nacional.
Vai apresentar nove dias de atividades, com mostra competitiva e, além disso, programa transcende as exibições cinematográficas.
Para o cineasta Cristiano Anechini, presidente do Clube de Cinema, o Festival se consolida como um espaço de valorização da produção nacional.
Assim, entre 5 a 13 de setembro oferece oficinas e encontros com profissionais, bem como sessões comentadas e mesas de debate.
Diálogo com presente
A curadoria busca destacar obras que dialoguem com o presente e valorizem novas linguagens, bem como provoquem reflexões relevantes.
É um dos eventos mais tradicionais do gênero no país e, aliás, vive ascensão após anos sem atividade, com resgate de atuação do Clube de Cinema de Marília.
Queremos ser vitrine e ponto de encontro para o cinema brasileiro. O Festival de Marília é um espaço onde filmes encontram pessoas e ideias ganham corpo
Cristiano Anechini, presidente do Clube de Cinema de Marília
Pretende promover um ambiente de intercâmbio entre cineastas, estudantes, críticos e amantes do cinema e, além disso, fomentar a formação técnica e artística.
Inscrições para todo o país
Além de participação para todas as regiões do país, oferece inscrições para todos os gêneros e formatos — ficções, documentários, animações e obras experimentais -.
Terá Mostra Competitiva com prêmios concedidos pelo público e também pelo júri e contempla direção, atuação, fotografia, roteiro, entre outras.
As inscrições ficam disponíveis até o dia 5 de agosto, exclusivamente pelo site oficial: festivalcinemamarilia.com.br/inscricao.
A edição 2025 recebeu recursos da PNAB por meio do edital de chamamento público nº06/2024 – Fomento a Execução de Ações Culturais.
Mais informações no site podem ser conferidas no site do festival, bem como na conta do Instagram ou na página do www.clubedecinemademarilia.com.br.