
Marília - O Hemocentro de Marília emitiu um alerta crítico nesta semana, convocando doadores com urgência devido aos níveis alarmantemente baixos de diversos tipos sanguíneos.
Atualmente, segundo o último monitoramento, atualizado na terça-feira (28), revela que os estoques dos tipos A-, O- e AB- estão em situação “Urgente”.
A princípio, o caso mais grave é o do tipo AB-, que está com estoque zero, quando o ideal seriam 6 bolsas. A situação dos outros tipos negativos também é preocupante.
O tipo A- possui apenas 3 bolsas em estoque, o que representa 6,3% do nível ideal (48 bolsas).
O tipo O-, conhecido como “doador universal” e essencial para emergências, está com apenas 12 bolsas, o equivalente a 25% do ideal (48 bolsas).
Além dos tipos em urgência, o A+ também está em “Alerta”, com apenas 27,1% do estoque necessário.
Ainda assim, o Hemocentro de Marília, ligado ao HCFAMEMA (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília), é o principal fornecedor de hemocomponentes para dezenas de municípios da região, atendendo casos de alta complexidade.
Segundo a assessora da unidade, Vivian Colombo da Penha alerta que os estoques continuam críticos; transfusões estão sendo atendidas, mas é urgente que a população doe para reabastecer os estoques.
Como doar:
- Onde: Hemocentro de Marília
- Endereço: Rua Lourival Freire, 240 – Fragata – Marília-SP
- Horário de Atendimento: Segunda-feira a sábado, das 7h às 13h
- Mais Informações: (14) 3434 2541