
Marília - A segunda edição do levantamento de nomes mais frequentes no Brasil mostra que Marília segue média nacional e é uma cidade de Marias e Josés como nomes mais comuns. O estudo é do IBGE com dados do Censo Demográfico 2022.
Tanto na cidade, quanto no país, são os nomes mais comuns e o levantamento tem uma novidade que reforça mais tradições.
Pela primeira vez, o IBGE inclui ranking de sobrenomes, mais uma vez sem zebras: Silva é o mais popular no Brasil e em Marília.
O levantamento aponta 1.520 primeiros nomes diferentes na cidade. Maria aparece 11.537 vezez na cidade e representa 4,86% da população. José, nome masculino mas popular, está em 2,02% dos casos com 4.810 pessoas.

Porém, nos dois casos, são nomes que estão envelhecendo. A idade média para Marias é de 58 anos, enquanto os Josés têm em média 59 anos.
Aliás, despencou na cidade o interesse por registrar filhas como Marília. Além da curva intensa para baixo, o nome é o 174º mais popular na cidade com 281 registros.
O IBGE permite acompanhar, inclusive, evolução de nomes mais ‘modernos’ que passaram a ser comuns.




Enzo, por exemplo, com 581 registros, tem idade média de sete anos. Helena, nome em explosão desde 2009, aparece com 784 registros e idade média de seis anos.
O site disponibiliza os nomes e sobrenomes organizados por gênero, período de nascimento da pessoa e letra inicial.
Além disso, permite consulta por cidade. É só mudar o local junto ao nome BRASIL de escolher o município. Depois, clique em cada nome e o site apresenta estatísticas e possibilidade ce pesquisa.
Acesse o ranking de nomes.