Marília

Labirintos do Labor - Livro produzido em Marília reúne análises sobre futuro do trabalho

Labirintos do Labor - Livro produzido em Marília reúne análises sobre futuro do trabalho

O século XXI reservou à humanidade momentos transformadores, revelando as mudanças na estrutura das instituições, nos valores e costumes de um povo ou nação e no cotidiano da população mundial.

Profundas transformações políticas, econômicas, culturais e sociais alteraram, significativamente, as estruturas das sociedades envolvidas no processo. A este conjunto de mudanças denominou-se “processo de globalização”.

Com a reestruturação produtiva do capital, acompanhamos as alterações nas relações de trabalho, pois, segundo o discurso neoliberal, “modernizar as economias significa também transformar as relações de trabalho”, expressas pela legislação trabalhista.

No contexto globalizado e do consequente agravamento do desemprego estrutural, as condições de trabalho são constantemente alvo de ajustes e mudanças por meio da flexibilização trabalhista.

Relações de trabalho já precárias são agravadas pelo contexto pandêmico, presente em caráter mundial a partir do final de 2019.

As condições criadas para o enfrentamento da crise Covid-19 tornam latentes problemas inerentes à classe trabalhadora, como o assédio moral que cresce em proporções alarmantes, em meio ao teletrabalho ou demais estruturas criadas, tendo em vista a pretensa “modernização das relações de trabalho”.

Em tempos de extrema precarização do trabalho é preciso repensar conceitos, discutir alternativas, resgatar e consolidar direitos e garantias duramente conquistadas por gerações que nos antecederam.

Pesquisadores Giovanni Alves, responsável pela apresentação, e Walkíria Martinez Heinrich Ferrer, organizadora da obra Labirintos do Labor

Segundo Giovanni Alves, autor da apresentação da obra, o livro “Labirintos do labor: o futuro do trabalho no século XXI”, volume 1 da série de livros a serem publicados pelo Projeto editorial Praxis, reúne artigos de pesquisadores de Iniciação Científica e pós-graduação (mestrado, doutorado e pós-doutorado) que contribuem, de algum modo, para delinear temáticas importantes para desvendarmos a nova morfologia do trabalho e do sociometabolismo do capital, nas condições históricas de sua crise estrutural.

O volume 1 de “Labirintos do Labor” abrange temas fundamentais ao mundo do trabalho, organizados da seguinte maneira: Trabalho, Educação e Tecnologia: os desafios; A subjetividade do Trabalho: o desmonte e A “nova normalidade” do capital: a catástrofe.

Pelas palavras do prof. Giovanni Alves, “[…] a crítica social pode contribuir – pelo menos no plano intelectual-mental – para que possamos encontrar o caminho de volta e sair do labirinto do capital”.

A obra “Labirintos do Labor: o futuro do trabalho no século XXI” proporciona uma prazerosa e necessária leitura, enriquecendo o debate do mundo do trabalho no contexto atual.

O lançamento do livro “Labirintos do Labor” será no dia 19 de maio, 11h, pelo canal da RET, no YouTube. (www.estudosdotrabalho.net). Está disponível para compra pela internet


Profa. Dra. Walkiria Martinez Heinrich Ferrer
Organizadora da obra