
Marília - Um balanço da Secretaria Municipal da Saúde em Marília mostra descarte de 16 suspeitas de sarampo entre 70 casos em análise e outros 54 ainda em espera de exames.
Ou seja, a cidade segue sem casos positivos da doença, porém, devido ao aumento significativo de suspeitos, a Saúde continua em estado de alerta.
Com o balanço, a pasta divulgou também novo alerta pela vacinação, gratuita e disponível, inclusive neste sábado em ação especial.
“A vacina é o melhor remédio para a prevenção. Por isso, pedimos a população que aproveite a Campanha do Dia D de vacinação, neste sábado dia 18, e proteja a sua família”. Só assim, vamos continuar evitando novos casos suspeitos da doença”, afirma a médica e “, disse a secretária Paloma Libanio.
Entenda a doença e exames
O sarampo é uma doença viral aguda, altamente transmissível, transmitida por via respiratória através de gotículas expelidas ao tossir, espirrar ou falar. Os principais sintomas são febre alta, manchas avermelhadas pelo corpo, tosse, coriza, conjuntivite e mal-estar.
O diagnóstico é feito com avaliação clínica e laboratorial, por exames sorológicos e moleculares em momentos específicos da evolução da doença. O RT-PCR ocorr até o 7º dia após o início dos sintomas e a sorologia (IgM) entre o 1º e o 28º dia, inclusive com possibilidade de nova coleta.
Esses prazos explicam o tempo de processamento e confirmação dos resultados, que seguem rigorosamente os protocolos do Ministério da Saúde.
Suspeitas e bloqueios
“Mesmo antes da confirmação dos resultados, toda suspeita de sarampo requer ações imediatas de bloqueio vacinal”, explica a coordenadora de Vigilâncias, Thaís Leatti.
O bloqueio promove verificação da situação vacinal e aplicação da vacina em pessoas sem imunização nas áreas onde houve contato com o caso suspeito.
O esquema vacinal prevê duas doses. Segundo a Vigilância Epidemiológica, a primeira dose tem 88,4% na cobertura para crianças menores de 5 anos na cidade, E chega a 74,98% na segunda aplicação, conforme dados do Ministério da Saúde.
“Conferir a sua caderneta vacinal e a de seus familiares é muito importante. Manter o esquema vacinal em dia é essencial para evitar surtos”, finaliza a médica Paloma Libanio.
Para mais informações sobre o sarampo, a população pode procurar a Unidade de Saúde mais próxima da sua residência. A Saúde atende também pelo telefone (14) 3402-6500.