Marília

Marília reforça campanha contra esmolas três dias após novas críticas de padre Júlio

Marília reforça campanha contra esmolas três dias após novas críticas de padre Júlio

A Prefeitura de Marília reforçou nesta segunda-feira em redes sociais a campanha de combate à doação de esmolas na cidade como forma de incentivar os moradores em situação de rua a procurar os serviços públicos de atendimento e encaminhamento.

A postagem em redes sociais diz que as pessoas podem ser acolhidas quando são acionados os canais da Assistência Social. “Não dê esmola! Ajude-nos a ajudar as pessoas em situação de rua. Elas podem ser acolhidas quando você avisa a Prefeitura de Marília”, diz a mensagem.

A Prefeitura oferece as linhas (14) 98111-8291 ou (14) 98111-7920 para atendimento, feito de segunda a sexta das 8h às 19h, sábado das 9h às 17h e domingo das 8h às 12h.

“Marília conta com o Centro Pop, serviço que oferece atendimento psicossocial, oficinas, orientações e encaminhamentos para a rede pública de serviços, documentação, benefícios de transferência de renda, saúde, educação, assistência jurídica, entre outros”, aponta a publicação.

O Centro Pop fica na Avenida Brasil, 201-A, ao lado do Terminal Rodoviário Urbano. O atendimento é de segunda a sexta das 8h às 17h e o telefone para mais informações é o 3434-0249.

APOROFOBIA

 

A publicação foi feita três dias depois de o padre Júlio Lancellotti, referência nacional no atendimento à população em situação de rua, fazer novo crítica contra a campanha na cidade.

O padre repetiu mensagem de que a orientação contra o caso é uma situação de aporofobia – aversão a pobres – uma crítica que ele já havia feito com grande repercussão em novembro do ano passado.

A nova mensagem provocou reação de pessoas em diversas cidades e Estados do país e manifestações que vão de críticas políticas a sugestão de campanhas alternativas, como doação de alimentos em vez de dinheiro.

ONDA DE FRIO

A campanha contra esmolas também volta a circular em momento de importância para os serviços de acolhimento, com a previsão de uma onda de frio e a semana com as temperaturas mais baixas do ano.